Notícias

Guisado e sorvete de mandioca se destacam como culinária típica de Guarulhos

Evento de degustação no Restaurante e Adega Nuovo Vino, na Vila Augusta, ofereceu aos de convidados a chance de experimentar iguarias cheias de sabores, texturas e aromas.

Arroz, mandioca, galinha caipira, milho verde e pinhão de araucária são os ingredientes do guisado guarulhense, prato típico da cidade com cheiros e temperos da terra, degustado em evento histórico nesta terça-feira (21), no Restaurante e Adega Nuovo Vino, na Vila Augusta. Preparado nesta ocasião por Adriana Bernardes, chef do Sora Bernardes Pub e Restaurante, a degustação foi oferecida a um grupo de convidados que tiveram a chance de conhecer a história do prato e experimentar a iguaria cheia de sabores, texturas e aromas.

De acordo com o historiador Elton Soares, o que caracteriza o guisado como um prato guarulhense é a escolha de iguarias próprias da agricultura de subsistência local, com destaque para a produção de mandioca e de milho, que junto a galinhas e porcos integraram sabores acaipirados guarulhenses. “O nosso guisado tem origem na tradição religiosa mais antiga, transmitida de geração a geração, chegando aos frequentadores da Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso”. O guisado guarulhense, segundo o historiador, é um prato fácil de preparar, saboroso e que cabe no bolso.

Para Danilo Ramalho, Diretor Executivo do Visite GRU, além do aspecto de comensalidade, no qual as pessoas se reúnem para compartilhar refeições e comer junto, o prato conta a história da cidade e tem forte relação com a ancestralidade do guarulhense. “O que eu achei interessante nesta proposta é esse trabalho de resgate e pesquisas realizadas na região de Bonsucesso, centro da nossa maior tradição. Um prato típico de Guarulhos que fortalece a nossa identidade, com cheiro e sabor, e sem dúvidas um grande produto para o turismo”.

De acordo com a Guia de Turismo Araçari Salles, embaixadora gastronômica do guisado, os ingredientes utilizados são muito fáceis de se encontrar, o que torna o prato ainda mais atraente por seu rápido preparo. “O prato típico tem que ser bonito e saboroso, tem que trazer características da localidade, mas também tem que ter simplicidade e facilidade na elaboração. Se eu trago ingredientes complexos e de difícil acesso, como vamos popularizar o prato?”, explica Araçari.

O evento de degustação contou ainda com a prova de uma sobremesa tipicamente guarulhense e cheia de criatividade, o sorvete de mandioca, que vem da tradição alimentar do bairro Torres Tibagy. Feita à base de mandioca, leite e açúcar e preparado de uma maneira muito simples, a receita, de acordo com Araçari, pode ser acrescida de creme de leite ou melaço de cana, o que vai garantir cremosidade e sabor diferenciado ao sorvete.

O guisado guarulhense e o sorvete serão lançados oficialmente na 21ª Conferência de Turismo de Guarulhos, no dia 11 de novembro, no Centro Municipal de Educação Adamastor, e no dia 8 de dezembro, em evento de comemoração do aniversário de 465 anos da cidade em frente à Catedral Nossa Senhora da Conceição, no centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *