fbpx
Notícias

II Festival de Ópera de Guarulhos oferece intensa programação entre agosto e outubro

Em sua segunda edição, o festival destaca o GruCanto, o 1º concurso de canto lírico da cidade de Guarulhos, além de óperas dos italianos Giacomo Puccini e Gian Carlo Menotti, e a inédita Chapeuzinho Vermelho, ópera do russo Cesar Cui.

Concurso de canto lírico, óperas inéditas e espetáculos já consagrados pelo grande público. Entre os meses de agosto e outubro, a cidade pulsa intensamente com o II Festival de Ópera de Guarulhos, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com rica programação de espetáculos gratuitos, que muito além de dar visibilidade à linguagem também recebe os cantores e especialistas do gênero, tanto locais como de todo o país.

O II Festival de Ópera de Guarulhos prioriza montagens de alta qualidade do elenco, o que garante a realização de espetáculos com excelência. Em sua segunda edição, o festival destaca o GruCanto, o 1º concurso de canto lírico da cidade de Guarulhos, além de óperas dos italianos Giacomo Puccini e Gian Carlo Menotti, e a inédita Chapeuzinho Vermelho, ópera do russo Cesar Cui.

Concurso GruCanto

Até o dia 10 de agosto estão abertas as inscrições para o GruCanto, concurso destinado a cantores líricos de todo o país. Para garantir a participação de talentos da cidade e também de artistas de outras regiões, o concurso oferece duas categorias: Residentes em Guarulhos, para artistas da cidade e sem limite de idade, e Concerto-GruCanto, para cantores de até 35 anos, sem limitação de residência. Para participar os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível no site www.orquestrasdeguarulhos.com.

Chapeuzinho Vermelho

Entre os dias 12 de agosto e 23 de setembro o II Festival de Ópera de Guarulhos oferece Chapeuzinho Vermelho, ópera inédita do compositor russo Cesar Cui com apresentações gratuitas em todos os CEUs da cidade e no Teatro Adamastor.

Composta originalmente para piano, a ópera enfatiza o protagonismo feminino, com elenco composto pelas cantoras Tatiane Reis, Daiane Scales e Cíntia Cunha, além do pianista Jordan Alexander. O espetáculo tem direção musical do maestro Kevin Camargo e direção cênica de Felipe Venâncio.

A tradução direta do russo para o português foi feita por Irineu Perpétuo, jornalista, tradutor e crítico musical da revista Concerto.

Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini

Nos dias 22 e 24 de setembro, sexta, às 20h, e domingo, às 16h, a valiosa parceria com a série de concertos Astra-Finamax é celebrada com a montagem da ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini. Esta ópera cômica em um ato, para a qual foi criada a famosa ária O Mio Babbino Caro, trata das peripécias de um grupo de parentes em busca de uma herança milionária.

Obra de grande sucesso de público, Gianni Schicchi já havia sido apresentada em Guarulhos em 2008, também no Teatro Adamastor, igualmente pela Orquestra Jovem Municipal. Em 2023 o espetáculo traz de volta à montagem o mesmo diretor cênico, William Pereira.

No elenco, 13 cantores interpretam os personagens da comédia: Vinicius Atique, Thayana Roverso, Giovanni Tristacci, Nathalia Serrano, Tati Helene, Mere Oliveira, Saulo Javan, Gustavo Lassen, Max Costa, Cleyton Pulzi, Eduardo Abumrad, Eduardo Abumrad e David Pinheiro Pinellino.

A Médium, de Gian Carlo Menotti

Nos dias 6 e 7 de outubro, sexta, às 20h, e sábado, às 17h, o Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade, recebe A Médium, de Gian Carlo Menotti. Absolutamente instigante, a ópera fala de uma falsa vidente, uma história de terror na qual predominam o sobrenatural, o mistério e o suspense. Composta para orquestra de câmara e cinco cantores, A Médium foi encenada uma única vez no Brasil, na década de 1960.

A exemplo de outras óperas de Menotti, como O Cônsul, o compositor demonstra em A Médium preocupação com a dificuldade de comunicação entre as pessoas em um contexto de grande circulação de informações. Em tal ambientação, a montagem ganha força ao trazer o espectador para perto do espetáculo, valorizando o espaço intimista do Teatro Padre Bento, o que torna o público parte desse mistério.

Com direção cênica de Julianna Santos e dramaturgia de Lívia Sabag, A Médium conta com a participação dos cantores Tati Helene, Vinícius Atique, Thayana Roverso e Nathalia Serrano, além do ator Dennis Goyos. A direção musical do espetáculo é do maestro Emiliano Patarra.

Para mais informações sobre os espetáculos da temporada 2023 das orquestras Gru Sinfônica e Jovem e as novidades do II Festival de Ópera de Guarulhos acesse www.orquestrasdeguarulhos.com.
 
Foto: Gal Oppido e Luciano Milano Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo