fbpx
Notícias

Jardim Elétrico e Karamujo Cultural promovem evento solidário com exibição de curtas, pocket show e oficinas

Evento colaborativo promove importante trabalho social no campo da cultura de Guarulhos

No próximo sábado, 4 de dezembro, a partir das 13h, os coletivos Jardim Elétrico e Karamujo Cultural promovem Jardim de Infâncias, evento de arte-educação & território híbrido de experimentações em música, sustentabilidade e livre-brincar para adultos e crianças, na sede do Karamujo Cultural, que fica na Rua Raimundo Almeida de Araújo, 168, na Vila Florida.

Para participar, os interessados devem retirar os ingressos gratuitos pelo sympla, clique aqui. Na entrada, o ingresso será válido apenas mediante a apresentação de um brinquedo ou livro educativo, em bom estado, para a campanha solidária de natal do Coletivo Jardim Elétrico.

O evento reúne artistas das mais variadas linguagens em uma intensa programação com exibição de curtas, pocket show e oficinas. O espaço é sujeito a lotação e será necessário apresentação de documento físico ou digital que comprova a vacinação contra a COVID-19.

O Jardim de Infâncias surgiu em 2016, quando o Renato Capelo realizava festas com o Coletivo Jardim Elétrico. A ideia ganhou força com o nascimento de seu filho Theo (hoje com 5 anos.) O projeto se desdobrava em um evento vespertino, com um formato voltado também para o público infantil, com um toque da identidade do coletivo artístico e dos integrantes. “A ideia inicial consistia em termos as oficinas e vivências com abordagens de assuntos relacionados ao meio ambiente/sustentabilidade e a arte alinhada com o livre-brincar. Casa Lado, Rosa Preta e Maria Jovem são alguns dos espaços que nos receberam e ajudaram a colocar em prática o projeto”, explica Renato.

Quem faz parte da curadoria e produção é a co-idealizadora do Jardim Elétrico, a arte-educadora Juh Araújo, que também integra uma das oficinas e está presente com o coletivo nessa terceira edição. “Estamos muito felizes em poder participar desse evento colaborativo junto com o pessoal do Karamujo Cultural, que promove um trabalho muito importante no campo da cultura de Guarulhos, que carece muito de mobilização social na cidade, principalmente agora nesse período pós-pandêmico”. Renato enfatiza ainda o controle rigoroso de uso de máscara no interior do espaço e apresentação da carteirinha com as duas doses.

Confira a programação

Oficinas & vivências – das 14h30 às 18h

O𝗳𝗶𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗱𝗲 𝗯𝗼𝗹𝗵𝗮 𝗱𝗲 𝘀𝗮𝗯𝗮̃𝗼

Mediação: Vica Ramos @viicars

Classificação indicativa: livre

O𝗳𝗶𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗰𝗶𝗿𝗰𝗲𝗻𝘀𝗲

Mediação: Limão e Laranja @circodasfrutas

Classificação indicativa: 3 anos+

O𝗳𝗶𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗱𝗲 𝗹𝗮𝗺𝗯𝗲 𝗹𝗮𝗺𝗯𝗲 & intervenção urbana

Mediação: Dico Brito e Verlanga @dicodebrito & @_carolvrlng

Classificação indicativa: 3 anos+

O𝗳𝗶𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗱𝗲 𝗳𝗮𝗻𝘁𝗮𝘀𝗶𝗮𝘀

Mediação: Juh Araújo @juharaujo.livre

Classificação indicativa: livre

O𝗳𝗶𝗰𝗶𝗻𝗮 𝗱𝗲 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗺𝘂𝘀𝗶𝗰𝗮𝗶𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗶𝗰𝗹𝗮𝗱𝗼𝘀

Mediação: Renato Capelo e Helo Vaka @renatocontaumdoistres & @helovaka

Classificação indicativa: livre

Cine JardimExibição de curtas-metragens

13h: “Minha vida em Quarentena”, dir. 𝙅𝙖𝙣𝙖𝙞́𝙣𝙖 𝙍𝙚𝙞𝙨 @adonadaideia

13h20: “Ponto e vírgula”, dir. 𝘾𝙖𝙧𝙤𝙡 𝘿𝙖𝙣𝙩𝙖𝙨 @missdantas

13h40: “Sombra e Fúria – Puck”, dir. Pamela Regina @pami_regina

O evento conta ainda com bazar beneficente com artigos do @luzmantraartesanatos e @bazar88cami @bazardodico@pelinebrecho@brecho____lino@s3bosa e expo arte com @oqfazseucoraçãopulsar@sebosidade e @juharaujo.art.

Sobre o Jardim Elétrico

O Jardim Elétrico começou em 2012 em Guarulhos, como meio de manifestação artística independente, promovendo eventos e festivais em Guarulhos e São Paulo, com exposições de artistas locais, apresentações de bandas autorais, Djs, bazar de artesanato/roupas e produtos naturais, além de aulas e oficinas de artes e sustentabilidade.

O coletivo também promoveu eventos fora do centro urbano nas cidades de São Roque, Mairiporã e Mogi das Cruzes com intervenções artísticas e vivências em permacultura. Saiba mais sobre o coletivo Jardim Elétrico, clique aqui.

Sobre o Karamujo Cultural

Foto: Léo do Baquira

Nascido e criado em 2018, o Karamujo Cultural, como bom guarulhense, nasce e cresce do misto de sonhos de 14 amigos, da vontade plural de disseminar a cultura para a população, ocupando espaços públicos e estimulando os artistas independentes da cidade a se apresentarem.

O Karamujo Cultural desenvolveu 18 atividades mensais com apresentações que garantiu a diversão intergeracional de maneira gratuita, atingindo o público infantil e adulto. Em 2020, com a pandemia já instalada, recuou e como grande parte dos brasileiros se viu obrigado a se reformular. Em um passo de coragem, a equipe se inscreveu em seu primeiro edital e teve o Projeto financiado pelo Funcultura através da Lei Aldir Blanc.

Com isso construiu sua sede, um espaço personalizado e seguro para os artistas continuarem a se apresentar. Iniciou o canal no YouTube e os investimentos no conhecimento e formato online.

Hoje, o Coletivo Karamujo Cultural completa seus 4 anos e 8 meses de vida e retorna às atividades infantis e adultas, buscando seguir todas as orientações de segurança relacionadas ao período de pandemia, realizando atividades do Dia das Crianças e uma atividade mista do Dia do Halloween.

Para saber mais, acesse os perfis do Jardim Elétrico e Karamujo Cultural no Instagram.

Foto de capa: Roberto da Costa (2015)

Um comentário sobre “Jardim Elétrico e Karamujo Cultural promovem evento solidário com exibição de curtas, pocket show e oficinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo