fbpx
InstitucionalNotícias

Live aborda a importância da profissionalização do setor cultural

A consultora Lena Cunha e o diretor executivo da Guarulhos Cultural Vitor Souza debatem sobre a importância da profissionalização do setor cultural em bate-papo nesta terça-feira, 29, às 19h pelo perfil do Instagram @guarulhoscultural.


A classe artística foi uma mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Ao longo de todo o período, o setor ficou impossibilitado de realizar atividades presenciais causando um impacto enorme – não só econômico, em todo o ecossistema cultural. Ao mesmo tempo, o setor se reinventou e buscou alternativas que foram de financiamentos coletivos a projetos de leis surgidos de movimentos organizados, como a Lei Aldir Blanc, que resultaram no maior repasse governamental já realizado diretamente para o setor.

No entanto, muitos fazedores de cultura não estavam dentro dos parâmetros de acesso a esses recursos. Artistas, técnicos e produtores que atuam diretamente no diálogo com o público ficaram de fora desses e de outros possíveis repasses ou contratações que ocorreram durante esse período. Com a reabertura dos espaços e a retomada dos eventos, a necessidade de se compreender os mecanismos para o desenvolvimento do setor torna-se urgente para garantia da sustentabilidade de todos e na contribuição que o segmento possui na economia e no desenvolvimento cidadão do país.

Segundo estudo publicado em dezembro de 2021 pela Fundação Getúlio Vargas, para cada R$ 1,00 gasto na organização/operação das atividades do setor cultural e de economia criativa, são movimentados R$ 1,67 na economia. Esse indicador demonstra o quanto o setor cultural e de economia criativa consegue impulsionar a atividade econômica local. E a profissionalização do setor cultural é uma das chaves para que esse impacto possa ser cada vez mais acelerado.

E para avançarmos nessa discussão, a Guarulhos Cultural decidiu promover uma live em seu perfil do Instagram (@guarulhoscultural) para falar sobre a importância da profissionalização do setor cultural. O tema permite trazer um panorama do cenário da produção cultural e os mecanismos necessários para que artistas e interessados no tema possam conhecer melhor os mecanismos que compõe esse importante setor.

A convidada para esse bate-papo é Maria Helena Cunha, também conhecida por Lena Cunha, que é Diretora da Inspire Gestão Cultural desde 2011. Ela também é gestora cultural, consultora, pesquisadora, mestre em Educação pela FAE/UFMG, especialista em Planejamento e Gestão Cultural pelo Instituto de Educação Continuada – PUC/MG, licenciada em História pela UFMG. É diretora da DUO Editorial e sócia fundadora da DUO Informação e Cultura (1999-2012), além de sócia fundadora da Escola Livre COMUNA S.A (1991).

O bate-papo será conduzido por Vitor Souza, sócio e cocriador da Guarulhos Cultural. A Live acontece às 19 horas e é aberta para a participação de todos. Para acompanhar, basta entrar no perfil da Guarulhos Cultural no Instagram e ficar atento a notificação na imagem do perfil assim que a transmissão começar.

Conheça os participantes da Live
Lena Cunha

Diretora da Inspire Gestão Cultural desde 2011, é gestora cultural, consultora, pesquisadora, mestre em Educação pela FAE/UFMG, especialista em Planejamento e Gestão Cultural pelo Instituto de Educação Continuada – PUC/MG, licenciada em História pela UFMG. É diretora da DUO Editorial e sócia fundadora da DUO Informação e Cultura (1999-2012), além de sócia fundadora da Escola Livre COMUNA S.A (1991).

Foi Superintendente de Programação da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes 2001/2002). Foi avaliadora das iniciativas culturais inscritas no Prêmio Cultura Viva – MinC e avaliadora do Prêmio Economia Criativa/MinC (2012). Foi coordenadora acadêmica do curso de pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA, (2004/2011). Foi consultora do Programa de Fortalecimento Institucional e Gestão Cultural/Sistema Nacional de Cultura/Secretaria de Articulação Institucional – Ministério da Cultura (2009/2010). É membro do Corpo Editorial da revista on-line Política Cultural em Revista (http://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/index). Publicou o livro Gestão Cultural: Profissão em Formação, DUO Editorial (Belo Horizonte, 2007).

Tem ministrado cursos e palestras sobre gestão cultural, planejamento e formação profissional. Coordenadora pedagógica do Programa Competências Criativas, 2014/2015. Fez a coordenação de Planejamento do Programa de Soluções Estratégicas para as Artes Cênicas desenvolvido pelo Grupo Teatro Andante para o SEBRAE-MG

Vitor Souza

Produtor, gestor público e empreendedor, formado em Artes Cênicas na USP com pós em Gestão Pública pela UMC e MBA em Gestão Empresarial e Estratégia pela BSP-SP. Atuou em diversas áreas do desenvolvimento e gestão de projetos além da experiência no setor público. Consultor para projetos culturais desde 2011, com atuação em diversos projetos públicos e privados, foi Secretário de Cultura em Guarulhos entre 2019 e 2020. Atualmente é Co-criador da plataforma Guarulhos Cultural, especializada no desenvolvimento do jornalismo cultural da cidade além de realizar formações e palestras presenciais e on-line em todo o país.

Serviço

LIVE: a importância da profissionalização do setor cultural

Com Lena Cunha e Vitor Souza

Terça-feira, dia 29 de março de 2022

Horário: 19 horas

Pelo Instagram @guarulhoscultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo