Livro da nigeriana Buchi Emecheta é obra escolhida para encontro do Leia Mulheres – Guarulhos
Livro oferece uma perspectiva íntima e poderosa sobre a vida de uma mulher nigeriana
Temas como casamento arranjado, decepções, colonialismo e maternidade são parte da obra As alegrias da maternidade, da escritora nigeriana Buchi Emecheta, livro escolhido para o novo encontro do Leia Mulheres – Guarulhos, que acontece no dia 28 de setembro, sábado, às 16h, na Nossa Casa Artes e Terapias. O livro oferece uma perspectiva íntima e poderosa sobre a vida de uma mulher nigeriana.
As alegrias da maternidade conta a história de Nnu Ego, filha de um grande líder africano, é enviada como esposa para um homem na capital da Nigéria. Determinada a realizar o sonho de ser mãe e, assim, tornar-se uma “mulher completa”, submete-se a condições de vida precárias e enfrenta praticamente sozinha a tarefa de educar e sustentar os filhos. Entre a lavoura e a cidade, entre as tradições dos igbos e a influência dos colonizadores, ela luta pela integridade da família e pela manutenção dos valores de seu povo.
Buchi Emecheta é autora de mais de 20 obras, entre elas Cidadã de segunda classe (1974) e As alegrias da maternidade (1979), ambos publicados pela Dublinense. Seu trabalho aborda temas como escravidão, independência feminina, maternidade e liberdade e é reconhecida pela crítica mundial, especialmente na Inglaterra, onde residiu por mais de 50 anos até sua morte, em janeiro de 2017.
A Nossa Casa Artes e Terapias fica na Av. Avelino Alves Machado, 367 – Jardim Pinhal, Guarulhos – SP.