Livro Invisíveis chega a 3ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos
Em sua nova obra, a jornalista Karla Maria instiga seus leitores a olharem para a realidade das pessoas em situação de rua
O número de munícipes nessa condição ultrapassa os 280 mil no Brasil. Só durante a pandemia de covid-19 esse volume de pessoas em tamanha vulnerabilidade aumentou 38% e este tema estará na 3ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos, neste domingo, 24, às 16h, no estande da Paulus (14) com o livro Invisíveis, Quando a Rua é Morada, o Vírus é só mais uma Ameaça (Editora Patuá).
Escrito pela jornalista Karla Maria, ocupante da cadeira 8 da Academia Guarulhense de Letras, a obra traz andanças e apurações da escritora pelas ruas de Guarulhos e São Paulo durante o período da pandemia de covid-19 e revela em detalhes o dia a dia da população que tinha apenas o céu como teto.
Além de denunciar os desafios e descasos a que essa população foi e segue sendo submetida em um país tão desigual, Karla Maria traz a complexidade que é ser mulher em situação de rua, além de entrevistas exclusivas com personagens que militam em defesa dos direitos humanos, como o padre Júlio Lancellotti.
A autora recebe seus leitores neste domingo, às 16h, no estande da Paulus, onde os leitores poderão encontrar além de Invisíveis, suas outras obras de não-ficção: Mulheres Extraordinárias (2017), O Peso do Jumbo – Histórias de uma Repórter de Dentro e Fora do Cárcere (2019) e Irmã Dulce, a Santa Brasileira que Fez dos Pobres sua Vida (2019).
A 3ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos é gratuita e acontece no Espaço Inter, na avenida João Cavalari, 133, Vila Hermínia.
Minibiografia | Karla Maria
@karlamariabra
Karla Maria conta histórias desde os 18 anos. Histórias que surgiram das periferias existenciais e geográficas do Brasil, em especial de São Paulo e Guarulhos.
Ainda hoje segue compartilhando seus encontros, promovidos pelo bom e velho jornalismo que brota das ruas, da escuta atenta e curiosa, da observação, do cheiro e do compromisso com sua profissão: é jornalista.
Sua atuação ao longo dos anos levou-a à produção literária das quatro obras de não-ficção citadas.
Seus livros lhe renderam por duas vezes o Prêmio Guarulhos de Literatura e uma cadeira na Academia Guarulhense de Letras.
Por suas reportagens, recebeu por três vezes o Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2012, 2017 e 2021, com reportagens voltadas aos direitos humanos, área que prioriza em suas pautas e em seu dia a dia. É especialista em produção editorial e mestranda em história pela Unesp (Universidade do Estado de São Paulo).
Mais recentemente, Karla Maria lançou sua mais bela e importante obra – assim ela descreve –, o João. Nascido em 12 de outubro de 2023, esse pequeno carrega olhos atentos, curiosos e pernas longas que prometem percorrer o mundo.
Como repórter independente, escritora, mestranda e mãe do João, Karla segue apurando a si mesma e tantas histórias com o intuito de compartilhar situações reais que conscientizam. Mais do que isso, que humanizam.
Karla colabora com a TV Univesp e a revista O Mensageiro de Santo Antonio. Guarda passagens e lembranças das redações da Agência Signis de Notícias, dos jornais O Trecheiro, Agora SP, Metrô News, Folha Metropolitana e O SÃO PAULO, além das revistas Cidade Nova, Missões e Família Cristã e dos sites Signis Brasil, Repam, Vice, Signis ALC, Jubileu Sul Brasil e GuarulhosWeb, entre outros.