fbpx
Notícias

Miss Guarulhos Ieda Favo é homenageada em premiação dedicada a personalidades negras

Evento no Teatro Adamastor foi marcado pelo lançamento de vídeo sobre a trajetória de vida de Ieda, produzido por Rodrigo Medrado

A noite era de celebração e representatividade. Ieda Favo, a Miss Guarulhos, foi uma das homenageadas com o Prêmio Abdias Nascimento, entregue anualmente a personalidades negras locais, que promovem ações inspiradoras às futuras gerações. O evento de premiação, que aconteceu no Teatro Adamastor na última quarta-feira (3), marcou ainda o lançamento do vídeo Ieda Favo – Miss da Vida Real, produzido por Rodrigo Medrado, que narra a trajetória de Ieda.

Ficção baseada em fatos reais Ieda Favo – Miss da Vida Real faz uma referência à infância da miss, recorte de uma história registrada pelo olhar sensível do jovem cineasta guarulhense, impactado pela narrativa de superação, fé e luta. “Espero que o filme possa servir como inspiração para muitas pessoas mas também para expor o quanto é desafiador para uma mulher negra sonhar alto, Ieda é exceção e o mérito dela estar aonde está hoje é todo dela, que a nossa luta seja para que histórias como a da Ieda possam deixar de ser exceção e passem se tornar uma regra, por mais mulheres negras estando onde elas quiserem estar”. 

Tal qual o ex-senador Abadias Nascimento, ícone da defesa dos direitos humanos e do combate ao racismo falecido em 2011, e que inspirou a criação do prêmio em 2015 por Sandra Santos, Ieda também tem forte relação com as ações sociais em Guarulhos, sobretudo na comunidade da Vila São Rafael onde cresceu. 

Em meio às batalhas que trava e enfrenta, levou muito mais que a representação da beleza feminina para além dos muros da cidade, mas também a responsabilidade social, colocando-se à disposição para servir a população mais vulnerável. 

Ieda também se dedica ao Miss Comunidade, uma iniciativa destinada a meninas de 7 a 17 anos, que objetiva alcançar crianças carentes com o propósito de projetar as participantes profissionalmente na carreira de modelos.

“Poder contar um pouco da minha história e receber uma premiação com tamanho peso é uma honra, diante de tantas personalidades inspiradoras que nossa cidade possui. Foi um momento único e de grande valor, que vou guardar para sempre em minha memória”, comemorou Ieda.

Além de Ieda Favo, o Prêmio Abdias Nascimento foi entregue a outras personalidades negras da cidade, dentre as quais Solange Gonçalves, chefe da Divisão de Eventos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, o jornalista Geraldo Junior, o subsecretário da Igualdade Racial, Anderson Guimarães, o diretor de eventos da ACE-Guarulhos, Rubens de Aquino, entre outros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo