Monólogo do jornalista Valdir Carleto combina letras e músicas em abordagem sobre o ser humano
Além de Versos Roubados, evento da Academia Guarulhense de Letras conta com entrega solene da Medalha do Mérito Cultural “João Ranali” à artista plástica e professora Lisete Neves Metram
Combinar letras de músicas de 40 dos melhores compositores brasileiros, formando um enredo que fala do ser humano e todos os seus envolvimentos. No dia 25 de junho, sábado, às 16h, o jornalista e presidente da Academia Guarulhense de Letras (AGL), Valdir Carleto, apresenta o monólogo Versos Roubados, no Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor. Os convites custam R$ 25 e a renda será destinada à AGL (10% serão destinados ao Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, o FunCultura).
Os convites para a tarde beneficente da Academia Guarulhense de Letras devem ser reservados pelo e-mail academiaguarulhense@gmail.com. Em seguida, o e-mail de resposta fornece instruções para efetuar o pagamento.
Carleto explica que a peça trata de todos os envolvimentos do ser humano, cuja temática está presente nas letras. “Inspirei-me em um trabalho do saudoso amigo Castelo Hanssen, que montou em 1990 a performance ‘Amor e desamor em prosa e verso’, reunindo um poema próprio, outro de Manuel Bandeira e a letra de ‘Divina comédia humana’, de Belchior. Notei ali o quanto do que diz uma letra de música nos passa despercebido quando a ouvimos sendo cantada. A música brasileira tem muito conteúdo, transmite mensagens, mexe com os sentimentos. O monólogo é uma homenagem à criatividade dos nossos compositores”, afirma o jornalista.
Programação
Antes do monólogo, às 14h, acontece a abertura da exposição de obras de arte e venda de livros de membros da AGL, que ficarão disponível para autografá-los. Às 15h30, a Academia também faz a entrega solene da Medalha do Mérito Cultural “João Ranali” à artista plástica e professora Lisete Neves Metram, por sua relevante contribuição às artes.
A homenagem à professora Lisete foi sugestão da acadêmica Jandilisa Grassano e aprovada pelo colegiado, pela contribuição que há décadas Lisete dá à cultura da cidade, especialmente pelo período em que atuou como professora voluntária na Uati (Universidade Aberta da Terceira Idade), na UNG.
Jandilisa e Lisete estarão expondo obras de arte no evento e escritores levarão livros que tenham disponíveis para venda. Um percentual do que vier a ser arrecadado será doado pelos autores à Academia.
Serviço
Tarde beneficente da Academia Guarulhense de Letras
Local: Salão de Artes do Centro Municipal de Educação Adamastor
Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo
Abertura da exposição: 14h
Entrega da láurea à homenageada: 15h30
Apresentação do monólogo: 16h
Reserve seus convites pelo e-mail academiaguarulhense@gmail.com