Mostra de Teatro de Rua encerra temporada com espetáculos no CEU Bonsucesso e Bosque Maia
Evento tradicional da cidade, 13ª edição da Mostra circulou por pontos estratégicos da cidade, a fim de contemplar todos os públicos do município
Depois de temporada de apresentações que circulou por diversas regiões da cidade, a Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos encerra as apresentações de sua 13ª edição com espetáculos da Ruelá Companhia no sábado (29) no CEU Bonsucesso (av. Paschoal Thomeu, s/nº) e do Núcleo Sem Drama na Cia da Cabra Orelana no domingo (30) no Bosque Maia (rua Paulo Faccini, s/nº). Todos os espetáculos são gratuitos, têm classificação livre e contam com acessibilidade em Libras.
A Ruelá Companhia recebe o público do CEU Bonsucesso no sábado às 14h com Truques e Trambiques, espetáculo que conta a história de um atrapalhado ilusionista que deseja fazer um grande show de mágica. Para isso ele conta com a ajuda de dois palhaços e um músico que desejam compor o grande espetáculo, mas todos acabando criando uma enorme atrapalhada. O público é quem dirá se tudo não passou de um grande truque e trambique.
Já no domingo às 15h, o encerramento da Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos fica por conta do Núcleo Sem Drama na Cia da Cabra Orelana com o espetáculo Farsa do Açúcar Queimado (ou A Mulher que Virou Pudim). A peça é ambientada em Pernambuco, no período que sucedeu a disputa entre fazendeiros de Olinda e comerciantes do Recife por poder político e fala da violência contra a mulher pelo viés da violência estrutural da sociedade brasileira. Naquele distante século XVIII, enquanto o trabalho escravo produzia açúcar e fortunas, a Inquisição ainda perseguia e condenava qualquer pé rapado que fosse acusado de heresia, mas… Onde andavam as mulheres?
A Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos é um projeto realizado por meio do FunCultura da Secretaria Municipal de Cultura,com recursos federais da Lei Paulo Gustavo.
A mostra
Evento tradicional da cidade, Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos está em circulação em pontos estratégicos, a fim de contemplar todos os públicos do município. O projeto estima que mais de 850 guarulhenses já tenham assistido aos espetáculos da mostra.
“Consideramos importante a descentralização da mostra para fomentar novos espaços de atuação e ocupação artística, reverberando de forma positiva a produção cultural e seus atores, contribuindo assim, para a difusão cultural na cidade”, relata Franklin Jones, produtor da Mostra.
Os espetáculos foram selecionados pela equipe de curadoria da mostra e visa trazer espetáculos com diversos temas e para todos os públicos “Os coletivos foram escolhidos com base em sua relevância artística e sua contribuição cultural no estado de São Paulo e no município de Guarulhos. As montagens que fazem parte da Mostra, além de engajadas, dialogam e se modificam com a presença do público e com o território”, explica relata Vanessa Correa, curadora da Mostra.
Para conferir imagens dos espetáculos e se preparar para a próxima edição, acesse o perfil da Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos no Instagram @mtrgru.
Fotos: Rafael Vieira