fbpx
Notícias

Mostra Ecofalante de Cinema: Sesc Guarulhos debate questões socioambientais com a linguagem audiovisual

Mostra é gratuita e, além de Guarulhos, acontece em diversas unidades do Sesc: Bertioga, Birigui, Guarulhos, Itaquera, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Registro, Sorocaba e Santos

De 5 a 11 de outubro, o Sesc Guarulhos recebe a 13ª Mostra Ecofalante de Cinema, iniciativa que amplia o alcance de um dos mais importantes eventos sul-americanos de produção audiovisual voltada para temáticas socioambientais. As exibições são gratuitas e acontecem no Centro de Educação Ambiental da unidade. A classificação é livre.

A Itinerância gratuita leva um recorte da programação da Mostra, que aconteceu no mês de agosto na capital paulista, para o interior e litoral do estado. Além do Sesc Guarulhos, as unidades Bertioga, Birigui, Itaquera, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Registro, Sorocaba e Santos serão palco de bate-papos e exibições de filmes que abordam temas como emergência climática, agricultura regenerativa, ativismo e direitos trabalhistas, entre outros.

Programação no Sesc Guarulhos

No Sesc Guarulhos, um dos filmes exibidos será o “Food, Inc. 2”, no dia 5 de outubro, sábado, às 14h. Há 15 anos, o primeiro filme alertou sobre uma realidade preocupante: as refeições diárias têm profundas consequências éticas e ambientais, com corporações multinacionais aumentando sua influência. “Food, Inc. 2”, de Robert Kenner e Melissa Robledo, revela que as empresas alimentícias apenas reforçaram seu controle sobre os supermercados. A trama acompanha agricultores inovadores, produtores de alimentos visionários, ativistas dos direitos trabalhistas e legisladores que enfrentam essas empresas para inspirar mudanças e construir um futuro mais saudável e sustentável. 

Na quarta, 9 de outubro, às 14h, será transmitido “Plastic Fantastic“, da alemã Isa Willinger, que revela que plásticos estão por toda parte — existem 500 vezes mais partículas de plástico nos oceanos do que estrelas na galáxia. O longa participou de importantes festivais internacionais de documentários, como CPH (Dinamarca), Dokufest (Kosovo) e o Festival de Documentários de Munique. 

Outra coprodução, entre Brasil e França, “Samuel e a Luz” será exibida no Sesc Guarulhos na quinta, 10 de outubro, às 19h30, mostrando o impacto da chegada da eletricidade e do turismo no cotidiano de um vilarejo de pescadores na costa de Paraty (RJ). Dirigido por Vinícius Girnys, o longa foi vencedor do prêmio de melhor documentário e do Prêmio Feisal no Festival de Guadalajara (México), e recebeu o prêmio de melhor documentário na Mostra Internacional de São Paulo, além de participar de festivais como Visions du Réel (Suíça), Hot Docs (Canadá), Festival de Cartagena, Porto/Post/Doc (Portugal), Festival de Dublin (Irlanda), Cinélatino (EUA), Rencontres de Toulouse (França) e Movies That Matter (Holanda). 

Entre os títulos brasileiros que compõem a Itinerância da Mostra Ecofalante de Cinema, destaca-se “Rejeito“. Com exibição programada na unidade na sexta, 11 de outubro, às 19h30. O filme alerta que, após os maiores rompimentos de barragens de rejeito da história, novas barragens ameaçam milhões de pessoas em Minas Gerais. A obra, dirigida por Pedro de Filippis, mostra uma conselheira ambiental confrontando o modus operandi do governo e das mineradoras, enquanto moradores resistem em suas comunidades ameaçadas. O filme acumula uma respeitável trajetória, tendo vencido o prêmio de melhor direção no FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental (GO), o prêmio da juventude no CineEco (Portugal) e menção especial no Festival Indie Memphis (EUA). 

Além das exibições, a programação — totalmente gratuita e sem retirada de ingressos— inclui bate-papos e oficinas, com o objetivo de ampliar os debates e reflexões sobre os temas abordados. 

A programação completa está disponível em sescsp.org.br/itineranciaecofalante

O Sesc Guarulhos fica na Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo