Notícias

Mostra Guarulhense de Cinema exibe curtas-metragens produzidos por cineastas de Guarulhos

Sessões gratuitas acontecem no Sindicato dos Bancários e contam com debates com os realizadores após a exibição

A 11ª Mostra Guarulhense de Cinema, evento realizado pelo Cineclube Incinerante que acontece nos dias 25 e 26 de outubro, sábado e domingo, às 19h, exibe 10 curtas-metragens produzidos por cineastas de Guarulhos, no auditório do Sindicato dos Bancários, no centro. Todas sessões são gratuitas e seguidas de debates com os realizadores.

Os filmes selecionados são: A Casa Torna, de Lucas Rabelo, Além do Concreto, de Rodrigo Medrado, Bença Vó, de Elizabeth Regina, Caroá, de Vinícius Oliveira, E se eu dançase aqui, de Pamela Regina, Moti, de André Okuma, Noite Estrelada, de Juliana Seabra, O Silêncio Eloquente, de Renato Queiroz, Quase Trap, de Filipe Barbosa, e Vingança, de Mari Penteado e Eduardo Campos.

Como critérios de seleção, a curadoria analisou a elegibilidade ao edital, relevância local e vínculo narrativo com Guarulhos, qualidade técnica, presença explícita da cidade (produzido em Guarulhos), originalidade e coerência de linguagem e criatividade e experimentação.

Confira a programação:

Sábado, dia 25 de outubro, às 19h

Além do Concreto – Rodrigo Medrado (@rodrigomlm)

Bença, Vó! – Elizabeth Regina (@elizabethreginna)

Caroá – Ilaine Alves (@lainealves) e Vinicius Oliveira (@viniciusoliveiraeu)

Moti – André Okuma (@andre_okuma)

O Silencio Eloquente – Renato Queiroz (@renatoqueirozcine)

Domingo, dia 26 de outubro, às 19h

A Casa Torna – Lucas Rabelo (@lucasrabxlo)

E se eu dançasse aqui – Pamela Regina (@pami_regina)

Noite Estrelada – Juliana Seabra (@juseabraju)

Quase Trap – Filipe Barbosa (@ufanego)

Vingança – Mari Penteado (@maripenteado_psi) e Edu Campos (@educampos32).

O Sindicato dos Bancários fica na Rua Paulo Lenk, 128, centro – Guarulhos/SP.

Sinopses dos filmes

A Casa Torna – Lucas Rabelo

“A Casa Torna” é um curta-metragem documental sobre memória, pertencimento e gentrificação. Através de arquivos pessoais reunidos ao longo de mais de 10 anos, o filme oferece uma reflexão íntima sobre o que permanece e o que se perde quando uma casa deixa de ser um lar. Entre imagens de transformações e memórias apagadas pelo tempo, o filme questiona quem tem direito à terra e às histórias que habitam cada parede, cada janela, cada rua. É um convite a olhar para dentro — para dentro de casa e para dentro de nós mesmos.

Noite Estrelada – a Juliana Seabra

Inspirado livremente na vida e obra de Van Gogh e Modigliani, o curta-metragem “Noite Estrelada” revela as vidas de Vicente, um pintor periférico que sobrevive a vulnerabilidade de uma vida árdua. O filme apresenta os caminhos de Jeanne, uma poetisa intensa que nos prazeres efêmeros da vida, busca seu sustento e o crítico de arte, Alberto, que se entrelaça na história de vida dos artistas, que de tanta intensidade, inflama em nuances seus destinos solitários e tão cheios de tudo e nada, entre as cores e as palavras.

Além do Concreto – Rodrigo Medrado

A agitação dos grandes centros urbanos e a rotina exaustiva, onde o concreto domina o horizonte e a correria dita o ritmo, provocaram no cineasta Rodrigo Medrado a pergunta: para onde toda essa gente vai com tanta pressa? Ao mostrar as incoerências do cotidiano em que o trabalho aparece como promessa de um futuro melhor, “Além do Concreto” aponta para momentos de lucidez e resistência, em que os mestres da cultura popular de Guarulhos preservam suas tradições e ressignificam a vida em meio ao caos urbano.

Vingança – Eduardo Campos e Mari Penteado

A narrativa de “Vingança” se desdobra a partir de um dia na vida de Virgínia, personagem protagonizada pela atriz Renata Carvalho, uma mulher transgênero de 43 anos, que trabalha como agente comunitária de saúde em Guarulhos. No curta é possível acompanhar encontros e estranhamentos ao longo da sua rotina, marcada por afetos, tensões, sonho e – sobretudo – resistência.

Moti – André Okuma

‘’Moti’’ conta a história da Nami, uma senhora de 84 anos, que recebe uma visita inesperada que a faz revisitar segredos familiares e traumas de infância vividos no Brasil dos anos 1940. Ao mesmo tempo, ela observa seu outro neto, Jun, ser consumido pelo ódio da polarização política. E em um dia de eleição, passado e presente, vida e morte, Oriente e Ocidente, esquerda e direita se entrelaçam dentro de sua família, como um moti, doce japonês tradicional.

Bença Vó – Elizabeth Regina

Filme-documentário da cineasta Elizabeth Regina, roteirizado por Ariana Marabô, Bença Vó nasceu do projeto Benzedura: Raízes y Identidades e apresenta a história de encantadas, benzedeiras, rezadeiras, meninas e mulheres que dão continuidade aos saberes das benzedeiras, celebrando a memória viva destas práticas ancestrais. A história de seis mulheres guarulhenses é contada, mostrando suas trajetórias e aprendizados.

O Silencio Eloquente – Renato Queiroz

Em meio ao cotidiano, uma pausa pode nos colocar diante de um objeto, um disco por exemplo. Algo que parece tão simplório pode nos fazer mergulhar em um mar de memórias, uma mistura do passado com o presente. Somos levados a outros tempos, outros espaços e, talvez, essas viagens sejam um combustível para não enlouquecer.

Caroá – Ilaine Alves e Vinicius Oliveira 

Após uma decepção que abala suas certezas, o estudante de Direito Dante encontra o avo, João, um homem marcado pela dureza da vida e pela serenidade de quem aprendeu a ler o tempo. Entre confidências e silêncios, avô e neto constroem uma conversa que atravessa memórias, afetos aprendizados. Com simplicidade profundidade, João revisita episódios de sua trajetória para falar sobre seus próprios impasses da juventude. Suas palavras, ora firmes, ora ternas, revelam que a vida é feita de trilhas sinuosas, mas repletas de descobertas para quem se dispõe a percorrê-las. Caroá é uma história sensível e atemporal sobre a força dos laços entre gerações e a coragem necessária para enfrentar os próprios dilemas lembrando que, as vezes, as respostas que buscamos já estão guardadas na voz de quem veio antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *