fbpx
Notícias

Nova Acrópole em Guarulhos realiza palestra sobre o filosofo italiano Giordano Bruno

Edição de fevereiro do Música e Filosofia presta homenagem ao aniversário de morte do filósofo Renascentista e acontece nas instalações da escola, no Gopoúva

Um audaz e obstinado filósofo, astrônomo e matemático são alguns dos adjetivos que se aplicam a Giordano Bruno, estudioso que fez história no período Renascentista e cujas ideias anteciparam a ciência moderna. Para celebrar o aniversário de sua morte, no próximo domingo, dia 18 de fevereiro, às 11h, a Nova Acrópole Guarulhos realiza a palestra “Giordano Bruno: o Filósofo do Infinito”, edição especial do evento Música e Filosofia em sua sede, no Gopoúva. A participação é gratuita mediante inscrição prévia pelo WhatsApp da escola (11) 93466-9900.

Homem pioneiro e de espírito heroico, Giordano Bruno despertou a Europa do sono medieval que vivia. Arrojado, viveu por aquilo que acreditava e ao imergir em profundos estudos que prol da compreensão humana em virtude da sabedoria, exprimiu sua qualidade intelectual ímpar e uma oratória impecável. Sua sede de conhecimento e a audácia de compartilhar ideias o fez perseguido e aos 52 anos, após passar oito anos preso durante a Inquisição, foi e condenado queimado vivo, em público, no Campo dei Fiori, cidade de Roma.

Para Uibirá Barreto, diretor da sede da Nova Acrópole Guarulhos, a celebração é uma oportunidade de rememorar sua trajetória de vida e os ensinamentos desse filósofo que atravessou um período marcado por grandes transformações. “Giordano Bruno desafiou um período extremamente crítico e não se furtou em propagar suas ideias arrebatadoras e revolucionárias para a época. Um exemplo que gosto de trazer sobre ele foi quando afirmou que as estrelas não são simples luzes colocadas para o deleite dos homens e as comparando com o Sol, que por estarem tão distante, são vistas como pequenos pontos de luz. Também já acreditava na existência de outros planetas”, relata.

A programação musical ficará por conta do violonista e compositor guarulhense Guilherme Tinóz, que interpretará a canção Porto, versada por Yamandu Costa, além de versões autorais. Formado em Musicoterapia, seus conhecimentos ajudam crianças não verbais e com transtornos diversos.

A Nova Acrópole fica na Rua São Vicente, 212, no Gopoúva.

Sobre a Nova Acrópole Organização internacional filosófica, fundada em 1957 e hoje presente em 60 países, que tem por objetivo desenvolver o melhor da natureza humana, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado. Com seu Curso Filosofia para Viver ou Filosofia Aplicada, adaptado para mais de 30 línguas e sem qualquer distinção de idade, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado, em todo o mundo, milhares de pessoas que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a criação de um mundo melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo