fbpx
Notícias

Novo clipe da Mariá resgata nostalgia 80’s das fitas cassete

Banda de Guarulhos apresenta clipe produzido por equipe local. “Sol da Manhã” tem clima de flashback dos anos 80

Por Beatriz Mazzei

Em tempos em que o passado é “cringe”, a banda Mariá lança novo clipe e mergulha de cabeça nos anos 80. Em “Sol da Manhã” as protagonistas são uma clássica televisão “tubão” e uma fita cassete, que acompanham toda a vida de um personagem, desde a infância até fase mais adulta, passando pela juventude. Para ouvir a música nas plataformas de streaming, clique aqui.

No clipe, que tem como centro o sofá de uma casa, é explorada essa relação de amizade com a TV, a mídia que foi ícone e grande disseminadora da música entre os anos 50 até o fim dos 90. Para ressaltar essa referência, alguns frames são gravados com VHS.

Em viagem no tempo, a banda entra na vibe 80’s dos pés à cabeça. O figurino e toda a cenografia têm um gostinho da série Stranger Things, da Netflix, que revive a época de ouro do jeans, das bandanas e polainas. A estética conversa propositalmente com a sonoridade da música: um rock pop on roadie, com pegada leve de estrada, juventude e cabelos aos vento. No ritmo, a base de bateria e guitarra somam-se ao groove do baixo, trazendo a estrutura clássica do rock com boa dose de brasilidade. 

A letra, que traz inspirações budistas do vocalista Almir Gomes, aborda a atmosfera pacífica das manhãs e sugere otimismo para as novas chances, que renascem a cada novo dia. No fim, a ideia é mostrar que tudo que nos desperta para a vida, marcam épocas e gerações: momentos que ficam na memória.

Para os próximos meses, a banda se prepara para lançar um novo EP gravado no El Rocha, estúdio da Família Takara (Daniel Ganjaman, Fernando Sanches, Maurício Takara e Claudio Takara), onde já passaram grandes nomes como Sabotage, Criolo, Baiana System, Rael, Planta e Raiz, Maneva, entre outros.

A filmagem de “Sol da Manhã” conta com assistência do cantor e multiartista Novíssimo Edgar, além de Renato Pascoal (Direção), Camila Rhodes (Direção de Arte), Felipe Demori (Produção), Lidia Lidia Lidia (Montagem) e Lucas Cavalcante (Camêra VHS). Os personagens são da mesma família: Edson Sigueyoshi Hamazaki (mais velho), Rafael Satoru Hamazaki (jovem) e Lucas de Toledo Hamazaki (criança). O som foi gravado, mixado e masterizado por Fernando Uehara e Danilo de Souza (Estúdio Toth). O projeto foi financiado com recursos da Lei Aldir Branc, por meio do FunCultura de Guarulhos.

Mariá Música Livre 

Foto: Camila Rhodes

Tal qual o nome sugere, Mariá Música Livre é uma banda que mergulha na fusão dos ritmos, se permitindo ao híbrido e experimental. Entre os gêneros mais perceptíveis estão o reggae, o rock, a salsa, soul e o pop. Seus integrantes são Almir Gomes (voz e guitarra), Italo Spioni (voz e baixo), Pedro Sanches (guitarra e voz) e Lucas Falcão (bateria e percussão). 

A banda lançou o seu primeiro álbum de estúdio em 2019. Totalmente independente, o álbum intitulado “O curioso mundo de quem crê” foi o primeiro registro oficial do quarteto. Tudo começou em 2009, na cidade de Guarulhos (São Paulo).

Acompanhe o trabalho da banda em seu perfil no Instagram.

Ficha técnica

Direção: Renato Pascoal

Roteiro: Almir Gomes

Direção de Arte: Camila Rhodes

Direção de Fotografia: Renato Pascoal

Assistência de Direção: Novíssimo Edgar

Produção: Felipe Demori

Montagem: Lidia Lidia Lidia e Renato Pascoal

Elenco: Edson Sigueyoshi Hamazaki, Rafael Satoru Hamazaki e Lucas de Toledo Hamazaki

Locação de Figurino: Renato Barbosa

VFX e Cor: Renato Pascoal

Câmera VHS: Lucas Cavalcante 

Locações: Agradecemos a Família Demori e o bar @nessacasatemgoteira por concederem gentilmente os seus espaços para as gravações do videoclipe 

Gravado, mixado e masterizado por Fernando Uehara e Danilo de Souza (Estúdio Toth) – Setembro/2020


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo