fbpx
Notícias

Novo livro da AAPAH mapeia 50 obras de artes presentes em diversas regiões de Guarulhos

Organizado por Larissa Lucindo Fernandes, Tiago Guerra e Juliana Seabra, Inventário das Obras de Arte em espaços públicos da cidade de Guarulhos tem lançamento previsto para o próximo dia 17, na Biblioteca Monteiro Lobato

Qual a identidade de Guarulhos? Qual a relação da cidade com os monumentos históricos que fazem parte do acervo material de obras presentes no município? Em bate-papo no programa Panorama Guarulhos Cultural, as pesquisadoras Larissa Lucindo Fernandes e Juliana Seabra falaram sobre o lançamento do novo livro da AAPAH (Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico), Inventário das Obras de Arte em espaços públicos da cidade de Guarulhos, que acontece no próximo domingo (17), às 17h, na Biblioteca Monteiro Lobato.

Nesse intenso trabalho de descoberta, a AAPAH mapeou 50 obras espalhadas por todas as regiões do município. Assim, oferece um novo olhar sobre as obras para além da estética ao pontuar contextos de criação e questões históricas e sociais, e revelar marcos rodoviários históricos, placas comemorativas, bustos, monumentos, esculturas, pinturas, instalações, entre outras obras de arte.

No dia do lançamento na Biblioteca Monteiro Lobato, os exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente para o público visitante, além do envio do livro para bibliotecas públicas e autoridades responsáveis pela salvaguarda dos bens públicos da cidade.

Um novo olhar para a obra de arte

Organizado por Larissa Lucindo Fernandes, Tiago Guerra e Juliana Seabra, que também ficaram responsáveis pela curadoria de obras que compõem o livro, o inventário vai além do olhar, passa pela história, levanta informações sobre os artistas, verifica o estado de conservação, além de trazer informações sobre os materiais utilizados em cada obra representada no livro.

“Esse rico trabalho de busca por informações históricas também permitiu ao grupo o contato com artistas e com as famílias de artistas, uma relação muito humana com a obra de arte, que provocou reflexões sobre o entendimento da identidade local expresso em cada uma dessas obras”, pontuou Juliana Seabra.

Inventário das Obras de Arte em espaços públicos da cidade de Guarulhos é o primeiro livro dessa temática feito sobre o município. O material serve para aqueles que desejam conhecer mais sobre a cidade, mas também é importante instrumento para que o poder público possa salvaguardar os bens identificados nesse trabalho.

Larissa Lucindo Fernandes vê o mapeamento como um trabalho heroico, sobretudo devido ao grande volume de obras existentes na cidade. “Atingir uma cidade com o tamanho de Guarulhos é desafiador. Para o mapeamento e catalogação, tivemos a contribuição de muitos pesquisadores da cidade, de forma a contemplar o maior número possível de pontos da cidade”, disse.

O livro Inventário das Obras de Arte em espaços públicos da cidade de Guarulhos é um projeto financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do edital PROAC n°23/2022.

A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 439, no centro de Guarulhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo