Novo livro do escritor e jornalista Alex Francisco traça panorama do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil
Autor identificou catorze casas editoriais independentes dedicadas à publicação de livros com a temática
Páginas Coloridas, novo livro do jornalista e escritor Alex Francisco, fornece ao leitor uma análise sobre a intersecção entre a comunicação impressa e o progresso do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil. Trata-se do primeiro livro dedicado a essa temática publicado pela Com-Arte.
Com o princípio de que a produção cultural pode servir como um espelho da sociedade, refletindo e refratando suas contradições, tensões e valores, Alex Francisco traça um panora histórico acerca das publicações da temática LGBTQIAPN + que já existiram e existem no Brasil, e explora como a mídia impressa tem sido crucial na construção da identidade e na luta pelos direitos dessa comunidade.
Mediante um levantamento nunca antes realizado, o autor identificou catorze casas editoriais independentes dedicadas à publicação de livros com temática LGBTQIAPN+ no território nacional. Com um breve resumo sobre cada uma, Alex Francisco explora a dinâmica dessas editoras, suas estratégias de publicação, suas redes de apoio na comunidade e seu papel crucial na disseminação de narrativas que reivindicam legitimidade e visibilidade.
Por meio de entrevistas com as editoras Manuela Neves (Vira Letra), Paula Curi (Editora pel) e Luciana Benatti (Dita Livros), o autor mostra como essas mulheres, que lideram suas editoras com um forte compromisso com a causa, têm desafiado a hegemonia masculina e desempenhado um papel crucial na construção e afirmação da diversidade sexual.
Este trabalho não apenas documenta a história e o impacto dos impressos LGBTQIAPN + no país, mas também celebra o papel crucial das editoras independentes na promoção da diversidade e na defesa dos direitos humanos através do poder transformador da palavra impressa.
Sobre o autor
Alex Francisco é formado em Comunicação Social–Jornalismo pela Universidade Guarulhos e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É professor universitário e coordenador da Escola de Comunicação Social da Universidade Guarulhos. Atuou como repórter nos jornais Diário de Guarulhos e Folha de S.Paulo e foi assessor de imprensa e relações públicas na área cultural. É especialista em cinema, roteirista e dramaturgo. Publicou três livros de ficção com temas LGBTQIAPN +, um deles premiado pela Fundação Cultural do Pará.