Obra da guarulhense Luzimar Soares Bernardo é tema de encontro no CMIL Luiz de Camões
A Dor de Ser Ana conta a história de uma mulher octogenária, nordestina, corajosa e forte que não teve muitas opções na vida, limitada ao lar e à família, submersa e submetida a regras de cuja elaboração não participou e que já existiam muito antes dela.
As memórias sobre lugares, histórias, lutas, idas e vindas de uma mulher dedicada a leituras estimulantes como Angela Davis, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Pagu, entre tantas outras. A Dor de Ser Ana, livro da historiadora e pesquisadora Luzimar Soares Bernardo é tema do encontro do projeto Universo Coletivo de Leitura (UNICO), que acontece no próximo sábado (25), das 10h30 às 12h, no CMIL Luiz de Camões, no Gopoúva. A participação é livre para maiores de 18 anos.
Baseada na vida da mãe da escritora, personagem que pode ser considerada um retrato da vida de muitas mulheres no Brasil e no mundo, A Dor de Ser Ana fala do modo como a vida de uma mulher, muitas vezes, pode ser definida sem que ela tenha a menor possibilidade de intervir.
Ana não teve direito a escolhas, tudo em sua vida foi decidido por outrem, mesmo as coisas mais simples. Suas privações tiveram início, possivelmente, quando de seu nascimento, todavia, acentuadas na sua época de juventude.
Iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Programa LEIA, o UNICO oferece encontros mensais, sempre no último sábado do mês, com os objetivos de enriquecer o repertório de leituras literárias em momentos compartilhados e fomentar o hábito para educadores.
Ao longo de 2023, os encontros priorizaram a diversidade autoral com temáticas sobre representatividade, obras como Torto Arado, do escritor nordestino Itamar Vieira Junior, Ideias para adiar o fim do mundo, do indígena Ailton Krenak, e Amora, da escritora LGBTQIAPN+ Natalia Borges Polesso, entre outros.
Em 2024, a partir do mês de fevereiro, os encontros abordarão a diversidade de gêneros literários com a leitura de poemas, crônicas, diários, etc.
Mais informações sobre os encontros de leitura do Programa LEIA podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 96720-4627, com Jociene Peixoto, e (11) 96260-4929, com Laisa Cristine, tutoras do Programa LEIA e curadoras dos encontros.
O CMIL Luiz de Camões fica na rua José Maria de Oliveira Morais, 94 – Gopoúva, Guarulhos/SP.