Orquestra Coração da Viola comemora 45 anos de atuação com espetáculo no Teatro Adamastor
Patrimônio imaterial da cultura guarulhense, a orquestra é responsável por manter viva a cultura caipira por meio do tradicional cancioneiro sertanejo autêntico
A Orquestra de Violeiros Coração da Viola comemora 45 anos de atuação com espetáculo no dia 11 de agosto, domingo, às 18h30, no Teatro Adamastor, no Macedo. A celebração reúne a classe artística da cidade ligada à música sertaneja raiz e conta com abertura da sanfoneira Vera Bianca e Regional e apresentação de Mara Liz. A entrada é gratuita e a classificação, livre.
O espetáculo conta com repertório saudoso, repleto dos mais expoentes clássicos regionais, como Adeus Morena Adeus, Pescador e Cativeiro, Moreninha Linda, Obras do Poeta, Cuitelinho, Chalana, Brasil Cabloco, Chico Mineiro, A Caneta e a Enxada, Menino da Porteira, As Andorinhas, Cana Verde, entre outros.
A Orquestra de Violeiros Coração da Viola protagoniza um projeto para reviver sua própria história por meio da formação com violeiros da cidade de Guarulhos. O projeto de memória da orquestra nasceu a partir da fundação da Associação Guarulhense dos Artistas Sertanejos (AGAS) e reúne os antigos membros para cantarem juntos novamente.
Patrimônio imaterial da cultura guarulhense, a orquestra é responsável por manter viva a cultura caipira por meio do tradicional cancioneiro sertanejo autêntico, a sabedoria e parte da história do seu povo e da cidade. A Orquestra de Violeiros Coração da Viola revive em suas apresentações momentos históricos para a música raiz de Guarulhos e do Brasil Caboclo. Além disso, ela insere a cidade no eixo cultural nacional, estabelecendo laços de representatividade no que diz respeito à cultura regional e que reverbera em outras regiões do país.
E tem mais!
Idealizada pela dupla Tonico e Tinoco em 1979, em 6 de junho daquele ano aconteceu o que nenhum outro caipira havia sonhado: a apresentação no Teatro Municipal de São Paulo. E o Coração da Viola estava lá. Em um show de três horas, a dupla Coração do Brasil reuniu o público recorde de 2500 pessoas. Da beira das tuias, celeiros centenários onde cantavam no passado, eles chegaram a um dos mais famosos teatros do mundo, que até então só abria suas portas para óperas, balés e concertos eruditos.
Em sua atuação a orquestra registra participações ativas nos mais variados eventos, sobretudo naqueles voltados à perpetuação das tradições regionais, como o Revelando São Paulo, e a tradicional Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, além de apresentações em casas de repouso, escolas e hospitais. Recentemente participou da 3ª edição da Virada ODS 2024, ocasião em que dividiu o palco principal do evento no Vale do Anhangabaú com o violeiro Renato Teixeira e a cantora e compositora sertaneja Paula Mattos.
O Teatro Adamastor fica na Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos/SP.
Parabéns a cultura guarulhense e a memória dos grandes violeiros que se foram , aos que amam o música que não sucumbe as modinhas músicas . Parabéns a seus idealizadores e todos aqueles que mantém viva a história , aos músicos que dedicam tempo de suas vidas para a orquestra.