Orquestra de Violeiros Coração da Viola Encanta Pacientes do Hospital Infantil Darcy Vargas
Iniciativa ajuda a reduzir a ansiedade e trazem momentos de descontração, contribuindo indiretamente para o tratamento médico.
A Orquestra de Violeiros Coração da Viola levou música, alegria e esperança ao Hospital Infantil Darcy Vargas, no Morumbi, em São Paulo. A apresentação, realizada na última quarta-feira (16), emocionou crianças, familiares e profissionais da saúde, reforçando o poder terapêutico da música e da cultura caipira.
Com um repertório que mescla clássicos da música sertaneja de raiz, canções folclóricas e composições autorais, o grupo formado por violeiros e cantores transformou o espaço hospitalar em um ambiente acolhedor e cheio de energia positiva. Muitas crianças, inclusive as em tratamento prolongado, puderam interagir com os músicos, batendo palmas e até cantando junto.
A música como aliada na recuperação
O Hospital Darcy Vargas, referência em pediatria, tem um histórico de parcerias com artistas e projetos sociais que utilizam a arte como ferramenta de humanização. Segundo os responsáveis pela no hospital, iniciativas como a da Orquestra Coração da Viola ajudam a reduzir a ansiedade e trazem momentos de descontração, contribuindo indiretamente para o tratamento médico.
Tradição e solidariedade
A Orquestra, conhecida por preservar a cultura da viola caipira, já se apresentou em diversos locais, desde centros culturais até instituições beneficentes. A Coração da Viola foi idealizada e formada por Tonico e Tinoco em 1979. Em 6 de junho daquele ano aconteceu o que nenhum outro caipira havia sonhado: uma apresentação no Theatro Municipal de São Paulo. E a orquestra estava lá, em um show de três horas da dupla Coração do Brasil, que reuniu um público recorde de 2.500 pessoas. Essa apresentação marcou o início da trajetória da orquestra e inspirou o lançamento do primeiro LP, A Viola no Teatro, e outros três discos de sucesso.
A apresentação contou com o apoio de voluntários da Associação Amarelinho e da administração do hospital, que já sinalizou interesse em repetir a parceria no próximo ano. Enquanto as últimas notas da moda de viola ecoavam pelos corredores, ficava claro que, mais do que um show, o momento foi um verdadeiro abraço musical para todos os presentes.
A orquestra foi acolhida pela presidente da Associação das Voluntárias Amarelinho Monica Mallart e pelo Diretor geral Dr.Sergio Sarrubbo do hospital Infantil Darcy Vargas