Paulo Betti traz espetáculo Autobiografia Autorizada ao palco do Teatro Padre Bento
Espetáculo é uma obra autobiográfica criada pelo ator, baseada em textos escritos durante sua adolescência e artigos semanais que ele escreveu por quase trinta anos para o jornal de sua cidade natal.
O ator Paulo Betti apresenta o projeto “De Carona com a Cultura”, que traz na primeira edição, em sua programação o sucesso Autobiografia Autorizada, com texto e atuação de Paulo Betti. A iniciativa percorrerá onze cidades, e estreia no dia 14 de agosto no Teatro Padre Bento, em Guarulhos, às 20h. A ação com ingressos gratuitos, traz no repertório de atividades workshop de interpretação para TV e Teatro, juntamente a apresentação teatral, ambas capitaneadas por Paulo.
O espetáculo tem direção de Juliana Betti e Rafael Ponzi e já realizou mais de 300 apresentações no Brasil e no exterior, ao longo de seus 10 anos de realização.
Autobiografia Autorizada é uma obra autobiográfica criada por Paulo Betti, baseada em textos escritos durante sua adolescência e artigos semanais que ele escreveu por quase trinta anos para o jornal de sua cidade natal. Na peça, que estreou em 2015, Betti apresenta vários personagens de sua vida, incluindo seu pai, mãe e avó, proporcionando ao público uma experiência divertida e emocionante.
Aos 72 anos, o ator traz à tona sua trajetória de superação: saído de um contexto rural, onde seu avô, um imigrante italiano, trabalhava como meeiro para um fazendeiro. Filho de uma camponesa analfabeta que se tornou empregada na cidade, Betti foi o décimo quinto filho e, apesar das dificuldades, estudou em boas escolas, cursou um Ginásio Industrial em tempo integral, formou-se pela Escola de Arte Dramática da USP e lecionou na Unicamp, entre 1977 e 1984. “A fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e poético, merece ser compartilhada para provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, afirma o ator.
Juliana Betti, filha de Paulo e codiretora do espetáculo, destaca a importância emocional e reveladora do projeto. Ela compartilha que, ao ser convidada para dirigir a peça, ficou impressionada ao descobrir muitas histórias desconhecidas sobre a vida de seu pai, o que aprofundou sua admiração por ele.
Sessão Acessível
A apresentação do espetáculo será também acessível com Intérprete em Libra. É uma oportunidade para o público portador de deficiência auditiva ter amplo acesso ao conteúdo do espetáculo favorecendo, assim, a inclusão nas atividades culturais.
Workshop
Para artistas e aspirantes das artes cênicas, Paulo Betti oferecerá também um Workshop de interpretação para Teatro e TV, que acontecerá no próprio Teatro a partir das 14h30. O objetivo é proporcionar contato com a interpretação para TV e teatro, oferecendo técnicas, ritmo e os tipos de dramaturgia característicos dessas modalidades.
Os encontros serão direcionados para a relação entre o ator e a câmera/palco: suas implicações na interpretação, na relação com o espaço, com seu corpo, sua voz, sua imagem e com a verdade cênica. No workshop, o ator conta bastidores de estúdios de TV e coxias de teatro, que servem como campo de preparo e aprimoramento da interpretação.
Workshop de interpretação para Teatro e TV
Ministrante: Paulo Betti
Local: Teatro Padre Bento – R. Francisco Foot, 3 – Jardim Tranquilidade, São Paulo – (SP)
Data: 14 de agosto de 2025
Horário: das 14h30 às 16h30
Duração: 120 minutos
Lotação público geral: 27 inscritos
*Equidade racial: 3 inscritos
Público-alvo: Aspirantes a carreira de ator/atriz; atores e atrizes em geral
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento/workshop-gratuito-com-paulo-betti-em-guarulhos-sp/3064420
Link para o espetáculo: https://www.sympla.com.br/evento/teatro-autobiografia-autorizada-com-paulo-betti-em-guarulhos-14-8/3059854
Ficha Técnica:
Texto e Interpretação: Paulo Betti
Direção: Juliana Betti e Rafael Ponzi
Elenco: Paulo Betti
Cenário: Mana Bernardes
Figurino: Leticia Ponzi
Iluminação: Dani Sanchez e Luiz Paulo Neném
Direção de Movimento: Miriam Weitzman
Programação Visual: Mana Bernardes
Trilha Sonora: Pedro Bernardes
Coordenador de Produção: Fabrício Chianello
Fotografia: Mauro Khouri
