Produzindo Festivais esmiúça passo a passo para a realização e profissionalização de eventos
Projeto desenvolvido pelo produtor cultural e jornalista João Perreka trata de eventos de pequeno, médio e grande porte
Conceito de produção cultural, etapas da pré-produção, caminhos para divulgação do festival, execução e pós-produção são alguns dos temas abordados em “Produzindo Festivais”, projeto desenvolvido pelo produtor cultural e jornalista João Perreka, por meio do programa PROAC do Governo do Estado de São Paulo. O conteúdo da videoaula, com cerca de 30 minutos, encontra-se disponível no YouTube.
O objetivo da produção deste conteúdo dividido em quatro partes é apresentar alguns caminhos para produção, divulgação e execução de festivais culturais, mostras, espetáculos e produções de TV de pequeno ou grande porte, com ou sem patrocínio, com bons aportes ou no bom e velho formato “Faça você mesmo”.
“Nesse conceito, é possível atuar com diferentes linguagens e manifestações artísticas, das artes visuais aos espetáculos de teatro, sem perder o foco e objetivo do evento”, enfatiza Perreka. As falas, dicas e opiniões que constam deste material partem de experiências profissionais que Perreka tem como artista e produtor cultural, além de expertise em trabalhos em diversas produções artísticas.
Sobre João Perreka
Perreka é músico e vocalista da banda João Perreka e os Alambiques, jornalista e produtor cultural. Nascido em 83 na cidade de Guarulhos, São Paulo, iniciou na carreira artística em 1999 e desde 2012 que trabalha com produção cultural.
Idealizador do Arrastão Cultural, um festival multicultural que há dez anos fomenta a cultura em Guarulhos. O Arrastão Cultural já levou artistas independentes em diversos bairros da cidade, no Sesc Guarulhos e sua última edição foi no youtube.
Foi apresentador e radialista nas rádios Mutante e rádio Batuira. Trabalhou como produtor cultural no Sesc Guarulhos, nos projetos Histórias de Vinil, Guarulhos mais Cultura em Pauta e colaborou durante alguns meses na programação cultural da unidade.
Entre outras produções que trabalhou estão: a Virada Cultural de São Paulo em 2019, a festa de música brasileira Seletores Tropicais, o Música na Rua do projeto CLAM, o festival Encontro Histórico de Carros em São Paulo, Natal na Caixa Cultural em SP, o Arraiá Arte Na Rua (em Pirapora de Bom Jesus) e o Festival Verdejando, ambos projetos da Rede Globo, o projeto Auto de Natal no Vale do Anhangabaú, o Fórum SP Afro Brasil, a 1ª Expo Internacional da Consciência Negra e vários outros festivais e produções culturais.