Projeto Clam comemora 17 anos com coletânea musical, exposição e festival
Criado para fomentar a cena cultural de Guarulhos, Projeto Clam lança a primeira música da Coletânea Clam, que terá 10 singles de artistas da cidade. A estreia é marcada por “Ode Urbana” do músico Wolf do Vale
Por Beatriz Almeida
Na linha de frente da arte e da cultura da cidade de Guarulhos há 17 anos como coletivo cultural, selo musical e produtora, o Projeto Clam comemora aniversário com um projeto multi artístico que envolve o lançamento da 5ª edição da Coletânea Clam, além de exposição de fotos e festival musical com os artistas envolvidos na coletânea.
A Coletânea Clam é um projeto do Projeto Clam que reúne singles de artistas da cena independente de Guarulhos. Este ano haverá 1 lançamento por mês com o intuito de manter o público em contato com as obras e com o projeto como um todo, que se encerra no fim do ano com exposição de fotografias e um festival musical.
O primeiro lançamento é a música “Ode Urbana” de Wolf do Vale, que está há 40 anos no mundo das artes inclinado para a MPB e World Music. As andanças pelos grandes centros inspirou a criação de “Ode Urbana”, um rock que convida à um passeio pela cidade carregado de poesia sobre amores, beleza e solidão. Wolf já participou de mais de 300 festivais de música por vários estados brasileiros e é criador, junto com Neto Bobilo, do Noites Autorais, projeto que revelou nomes da cena artística de Guarulhos.
“A melancolia e a incerteza fazem parte do cenário urbano, que embora caótico, não deixa de ser apaixonante”, conta o artista.
Nos próximos meses, mais artistas terão suas músicas lançadas pelo selo. A divulgação dos nomes será feita pelo instagram do Clam. O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo de Guarulhos.
Múltiplas linguagens
Para incentivar diversas formas de arte, o Projeto Clam convidou a artista Cibele Gomes para realizar a capa do single em um diálogo entre música e artes visuais. No trabalho, traduz a melancolia da cidade em tons de cinza. Além disso, os fotógrafos André Okuma e Reiko Otake também fizeram clicks pela cidade influenciados pela música. As fotos serão exibidas na exposição fotográfica que encerra o projeto.
“Embora a música seja o centro do Projeto Clam, ao longo desses anos conhecemos artistas incríveis em outras frentes. Por isso, acreditamos nessa conexão criativa entre as múltiplas linguagens e criamos uma ação para o diálogo artístico entre música, artes visuais e fotografia convidando artistas a produzirem obras integradas, que tenham a música como disparador”, conta Pamela Regina, Produtora Cultural do Projeto Clam.
No fim do ano, após o lançamento de todas as músicas, o Projeto Clam lançará uma coletânea e um festival com os singles ao vivo. Em simultâneo, será realizada uma exposição das artes visuais e fotografias que foram feitas em diálogo com as obras musicais.
“Ode Urbana”: Ode Urbana | Wolf do Vale (ffm.to)
Ficha técnica:
Violão e Voz: Wolf do Vale
Guitarra: Will Carbônica
Baixo: Márcio Avellar
Capa: Cibele Gomes
Fotografia: André Okuma e Reiko Otake
Bateria e Piano: Dennis Ragonha
Direção artística e Produção Fonográfica e Musical : Will Carbônica
Produção técnica: Juan de Las
Produção, Gravação, Mixagem, Masterização: Dennis Ragonha
Projeto Clam
Nascido como um coletivo cultural na cidade de Guarulhos em 2007, o Projeto Clam é um combo de arte e cultura criado para propiciar um espaço de criação para as bandas de rock e oportunidades para a promoção de trabalhos autorais. Atualmente, também atua como produtora e selo na CLAM Discos na produção de coletâneas; discos; EP´s e singles, além da distribuição nas plataformas de música digital.
Ao longo dos 17 anos de história foram realizados programas e ações em várias frentes, como espaços de criação, circulação, distribuição, economia criativa, comunicação, formação, pesquisa e ativismo cultural.