Quarentena Incinerante
Cinematografia é tema do último episódio da série
Cinematografia: A Foto em Movimento é o tema do último episódio do Quarentena Incinerante, que vai ao ar na próxima segunda-feira (31), às 19h. O bate-papo virtual integra uma série de encontros que têm como objetivo aprofundar discussões sobre a sétima arte. O evento é transmitido pelas redes sociais do Cineclube Incinerante no Facebook e no YouTube, com recursos de interatividade disponíveis para garantir a participação dos internautas.
Sob mediação do Comunicólogo Renato Santos, integrante do Cineclube Incinerante, o último episódio aborda a diferença entre cinematografia e fotografia, que se revela no modo de captação e nas plataformas em que são apresentadas. Nesse contexto, a fotografia no cinema é um conceito muito mais amplo que a fotografia estática, não é só fotografia, é a dinâmica da câmera, é a decupagem, é a relação com o diretor e toda a equipe.
Para desenvolver esse debate, o evento conta com a participação da pedagoga, atriz, clown e cineasta Janaína Reis, da fotógrafa, produtora cultural, professora e cineasta Reiko Otake, e do cineasta Wesley Gabriel. Juntos, eles refletem sobre a complexidade da aproximação da linguagem fotográfica com o cinema.
Iniciativa do Cineclube Incinerante, a nova temporada do Quarentena é um projeto aprovado pelo FunCultura, Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, e contemplado com recursos federais da Lei Aldir Blanc.
Sobre os participantes
Renato Santos
Renato Santos é pós-graduado em Gestão de Projetos com base nas práticas PMI. Iniciou sua atuação no audiovisual em Guarulhos em 2011, desde então dirigiu quatro curta-metragens: Coração das Trevas – 2013 (Prêmio de Melhor Edição no III Guarufantástico), Rola Lata Love – 2013 (Prêmio do Juri Técnico pelo 1º Festival de Micrometragens no Olho da Rua), Necessidade Básica? – 2015, Grupos de Família – 2017 (Seleção oficial do 2ºGO Film Festival e Seleção oficial do 3º Curta Suzano), atuou na direção de fotografia e edição de: Tempos de Guerra – 2016, Marta Morta – 2017 (Seleção oficial do 5º Festival de Cinema de Senador Canedo e Seleção oficial do 27º Festival de Cinema de Vitória), e na direção de arte de: Repulsa – 2016 (Seleção oficial do 1º GO Film Festival) e Orgulho da Nação – 2017. É fundador do coletivo de produção audiovisual Polissemia Produções e do Cineclube Incinerante, além de ser um dos realizadores das seis edições da Mostra Guarulhense de Cinema que apresenta anualmente um panorama do que é produzido na cidade. Em 2013 ajudou a organizar a SEDA (Semana de audiovisual) em Guarulhos, festival que ocorreu simultaneamente em 400 cidades da América Latina. Esteve conselheiro de cultura pela cadeira de audiovisual em 2018 e 2019. E, em 2020, fez parte do Juri técnico da 4ª Mostra de Curtas Fantásticos de Guarulhos, o Guarufantástico.
Janaina Reis
Janaina Reis tem mais de 10 obras dirigidas entre outras produções em que assina como equipe técnica. Integrante de diversos coletivos culturais, entre eles: Cia Bueiro Aberto de cinema independente, Prêmio de Menção honrosa nos festivais Comunicurtas da UEPB, Menção honrosa no Curta Suzano Mostra Competitiva do Alto Tietê, Melhor Trilha Sonora no Quarentena Online Film Festival, mais de 60 obras produzidas e um periódico de cinema, o Zine Gueto Metragem; Coletivo Fotógrafas Guarulhenses e o coletivo de mídia independente Mídia Remota. Foi jurada na quarta edição do festival Guarufantástico.
Reiko Otake
Reiko Otake é co-fundadora do Núcleo de Cinema do Coletivo 308, formada em Design de Interiores, Pedagogia, possui ainda especialização em Gestão e Política Cultural. É fundadora e gestora de um espaço cultural independente em Guarulhos, o SaLab.
Dirigiu o média-metragem “Isto não é um cachimbo” de 2017, além dos videoclipes “Embalagem econômica” do rapper Edgar, fez a direção de fotografia da vídeo-arte “Liturgia” (2019) também de Edgar, além do videoclipe “SPA” do rapper Gustrago. Fez a direção de arte do curta “Da violência que a gente deseja” e do videoclipe “Se a cidade parar” da banda Carbônica além de dirigir o curta metragem “Nuvem Baixa”, vencedor de vários prêmios.
Faz parte do coletivo Fotógrafas Guarulhenses. Como fotógrafa foi a vencedora do Festival Internacional de fotografia Paraty em Foco de 2019 e participou de diversas exposições coletivas.
Wesley Gabriel
Wesley Gabriel trabalha com Cinema e Audiovisual desde 2014, atuando na cidade de Guarulhos e São Paulo, tem como sua principal narrativa a linguagem cinematográfica para contar histórias que ocorrem nas periferias das grandes cidades, principalmente no Bairro dos Pimentas, distrito periférico de Guarulhos, local onde reside. Wesley é diretor e diretor de fotografia, começou a estudar cinema e comunicação no ano de 2013 a partir de oficinas do Projeto ComCom Pimentas e hoje é ministra aulas de cinema e fotografia em cursos e escolas estaduais presentes na região em que vive.
No ano de 2015, fundou o Coletivo Kinoférico, grupo formado por recém-cineastas e educadores que tem como objetivo a formação e o fomento do cinema no bairro. Wesley ganhou o prêmio de Melhor Direção Nacional com o filme “No Rolê”, no II GO Film Festival de Goiânia.
Wesley Gabriel passou por quase todas as escolas livres de cinema de São Paulo, se formando em audiovisual e outros cursos específicos como edição, roteiro, direção e direção de fotografia.
Em 2021 fotografou filmes publicitários para internet, séries e curtas-metragens.
Serviço
Quarentena Incinerante | 2ª Temporada | Cinematografia: A Foto em Movimento
Data: segunda-feira, 31 de maio
Horário: 19h
Evento online transmitido pelas redes sociais do Cineclube Incinerante:
Facebook: https://www.facebook.com/cineclube.incinerante
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC0EcRiYuMcQCyGRpTWLvQ4w