fbpx
NotíciasPerfil

Robson Nascimento evidencia essência artística do Nordeste em álbum instrumental

Vertente, primeiro trabalho do baterista radicado em Guarulhos, resulta na perfeita fusão da música mais elaborada, como o irresistível tempero do jazz misturado à força rítmica da música folclórica brasileira

Articulações modernistas muito brasileiras, autenticidade no processo de manifestação artística e criação, entusiasmo das noções da cultura popular do Nordeste. O baterista Robson Nascimento acaba de lançar seu primeiro álbum, Vertente, trabalho dedicado à música instrumental brasileira. Vertente encontra-se disponível nas principais plataformas de streaming https://robsonnascimento.hearnow.com/vertente.

No repertório, músicas como Frevo a Minor, Forró de Uma Nota Só, Engasga Gato e Balada Pra Ela destacam significativas releituras de temas de compositores/instrumentistas contemporâneos. Vertente contou com participações de grandes músicos da cena musical atual, dentre os quais Luciano Magno, Sandro Haick, Michael Pipoquinha, Kleyton Martins, Carlos Cárdenas, Igor Pimenta, Braulio Araujo, Danilo Sinna, Lara klaus, Gennaro, Fabio Valois, Cezar Thomaz, entre outros.

Em Vertente, Robson Nascimento evidencia a essência artística do Nordeste, terra rica em cultura, história e pessoas talentosas. O resultado é a perfeita fusão da música mais elaborada, como o irresistível tempero do jazz misturado à força rítmica da música folclórica brasileira, que incorporou uma gama de ritmos tais como o baião, o frevo, o forró, o maracatu, o samba e tantos outros que permeiam e enlevam nossas vidas.

A capa do disco é uma obra de arte à parte. Ela foi elaborada exclusivamente para esse trabalho pelo inquieto Mestre Luiz Galdino, conterrâneo de Mestre Vitalino, que desenvolveu bonecos de barro que destacam e personalizam os encantamentos da vertente popular do Nordeste brasileiro. Assim, personagens como o Bumba Meu Boi, Passista de Frevo, Lampião e Maria Bonita, Trio de Forró e uma imprescindível Banda de Pífanos composta por músicos de formação clássica, somam-se à linguagem visual literária da capa.

Músico dedicado à linguagem do jazz e da música instrumental brasileira, Robson Nascimento tem a improvisação como principal forma de expressão.

Para saber mais e acompanhar o trabalho de Robson Nascimento, curta as páginas do músico no Facebook e Instagram.

Carreira

Robson Nascimento nasceu em São Paulo, foi criado em Recife e, atualmente, mora em Guarulhos. Ele iniciou a carreira musical aos 12 anos tocando instrumentos de percussão em fanfarras marciais na cidade de Abreu e Lima, em Pernambuco, em 1986. Começou a estudar bateria em 1990, no Conservatório Municipal de Guarulhos. Em seguida, teve aula com mestres consagrados como Alaor Neves, Chico Midori e Ronaldo Paleze.

De 1990 a 1991 participou de sua primeira banda, Subsolo, especializada em pop rock. Em 1996 começou a tocar na noite paulistana como freelancer. Em 1998 ingressou no grupo Ladanza e, a partir de 2000, desenvolveu um projeto que une música instrumental brasileira e jazz em parceria com os mú[1]sicos Pablo Lopez (guitarra), Igor Pimenta (contrabaixo), Helena Xavier (piano) e o venezuelano Carlos Cardenas (sax).

Eclético, o baterista tem diversas influências musicais. Na infância ouvia vários instrumentistas que foram fundamentais no desenvolvimento de sua vocação musical, além de Sivuca, Spok Frevo, Leila Pinheiro, Luciano Magno, Luiz Gonzaga e toda concepção musical ligada ao fol[1]clore brasileiro, como o maracatu, o baião, o samba, a bossa nova e outras influências como a música latina e o jazz.

Arquivo pessoal do músico

Robson dedicou-se à carreira de professor de bateria a partir de 1997, lecionando no Conservatório Musical de Guarulhos, do maestro Armando Colacioppo. Em 2000 passou a lecionar na TecnoArt, no Centro de Formação Ilse Reimann e na Sala de Bateria Robson Nascimento Batera Brasil. Ministrou aula como percussionista na Secretaria de Educação de Guarulhos e desenvolveu projetos ligados às áreas de clínicas, oficinas e workshops, também na cidade de Guarulhos.

Prestou seu talento e atuou como baterista nos projetos Canto Coral da Secretaria de Educação e da cantora gospel Rachel Duart. Em 2017 participou da Orquestra da Vila com a regência do maestro Vanderlei Banci.

Principais eventos

Ginásio de Esportes Villa Lobos, na Paraíba – 1987

Abertura do PIC (Programa Integrado de Conservação) no Parque Fracalanza – Evento Secretaria de Cultura de Guarulhos (SP) – 2002

Teatro Cultura Inglesa (SP) – 2002

Teatro da Biblioteca Municipal Pedro Dias Gonçalves, Guarulhos (SP) – 2002

2º Festival de Música dos Bancários – 2002

Teatro do Centro Cultural Vergueiro São Paulo – 2003

Projeto SESC Semana Mineira, juntamente com grandes nomes da música bra[1]sileira, tais como: Fernando Brant, Telo Borges, Vander Lee, Meninas de Sinhá e João Bosco – 2004

Teatro Lélia Abramo (SP) – 2004

Teatro Elis Regina, São Bernardo (SP) – 2004

Teatro do Sesc Santo André (SP) – 2004

2º Festival Guarulhos Instrumental – 2008

Teatro do Centro Educacional Adamastor – 2008

Livraria Cultura Recife – 2008

Além dessas atividades, o músico é responsável pela produção de eventos relacionados à cena musical, desenvolvendo clínicas, oficinas culturais e workshops.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo