fbpx
Notícias

Roteiro histórico por obras de artes em áreas públicas leva participantes ao Beco do Robin

Iniciativa da AAPAH integra nova etapa do projeto Marcos Decoloniais e de Resistência, e objetiva o mapeamento de estátuas, esculturas, placas, bustos, entre outras obras artísticas encontradas em Guarulhos.

O novo roteiro organizado pela AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico, que acontece no dia 9 de julho, domingo, tem como foco obras de artes em áreas públicas e seu contexto social histórico. Nesta edição, ponto de encontro dos participantes é às 9h no Adamastor. As vagas são limitadas e a inscrição gratuita deve ser feita no link https://acesse.one/inscricao-passeio-poderes. A idade mínima é de 16 anos e a participação é limitada ao número de assentos no ônibus.

O roteiro tem início na Parada Emancipação, com visita ao Marco Zero de Guarulhos, Memorial do IV Centenário e Centenário da Emancipação. Nessa etapa, além das obras de artes presentes no parque, os participantes vão observar a ancestralidade indígena, conformando com o marco da vegetação nativa da cidade.

Os participantes seguem para o antigo trem da Cantareira e visitam os bustos de Castelo Branco, Padre Bento e Santos Dumont, e o Painel Tomie Ohtake. Nesse percurso, os tópicos abordam a criação das referências durante a Intervenção Federal, mapeamento do busto de Padre Bento e sua relação com o Sanatório e a Praça Santos Dumont, na Vila Galvão.

Por fim, já no Beco do Robin, no Parque Santo Antônio, os participantes vão conhecer a história do espaço e monumentalizar o evento em uma das paredes escolhidas.

O historiador Tiago Guerra será o responsável pelo embasamento histórico e social. Já o guia de turismo Evanir Penna dará todo o apoio logístico e organizacional para segurança dos participantes.

O roteiro Marcos Decoloniais e de Resistência faz parte do projeto Inventário das Obras de Artes em Espaços Públicos da Cidade de Guarulhos. Esta ação tem o financiamento do Governo do Estado de São Paulo, pelo edital PROAC n°23/2022. O trabalho vai concluir com a publicação de um livro e a criação de um site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo