fbpx
Notícias

Sarau do Torto: Esquina Havaneira recebe icônico evento de múltiplas linguagens e vertentes criativas

Proposta do encontro é jogar e criar apresentações que proporcionem a interação com os participantes

Poesia, som, corpo, improviso. A partir desta quinta-feira (30), às 19h, a Esquina Havaneira torna-se ainda mais agitada com a estreia do Sarau do Torto, encontro de poesia através da livre improvisação em torno da palavra, corpo, vídeo e som. O evento de estreia conta com a participação de Elemento Sarau e Ir Ao Ar – Escritos Etílicos, sonorização de Heitor Kaolu e a proposta de criar apresentações que possam proporcionar calorosa interação entre os participantes.

Expressões corporais, poesia, improvisos e ruídos sonoros, microfone aberto e uma pegada experimental fazem parte do Sarau do Torto, encontro realizado em parceria com o poeta Bruno Pastore, idealizador do Sarau do Torto desde que quando as edições aconteciam na Casa Lado, em um período anterior à pandemia.

De acordo com Pastore, as edições do Sarau do Torto passam a acontecer na Esquina Havaneira sempre na última quinta-feira do mês. “A ideia é ocupar a Esquina Havaneira, considerando as peculiaridades do espaço, mas mantendo a pegada experimental de uma forma ainda inusitada e imprevisível”, explica.

Sarau do Torto – Edição na Casa Lado/maio de 2019

Para além da experimentação poética, do poema propriamente dito, as novas edições do sarau prometem jogos de improviso que mesclam a palavra com uma sonoridade noisy, com instrumentos musicais, beats eletrônicos e sonoridades alcançadas por meio do corpo, como o beatbox e as palmas das mãos, com abordagens voltadas ao psicodrama, somaterapia, dança, entre outras manifestações e experimentações, sobretudo aquelas trazidas pelos próprios participantes.

O Sarau do Torto vem da tradição da oralidade, da poesia e do canto falado. Ele surgiu como um espaço de cura para pessoas que tiveram contato com as batalhas de improvisação, free style e rap, mas que, no final, acabaram se tornando poetas. Elas se juntaram para fazer jogos de improvisação com rimas e batalhas do elogio e do conhecimento no Rap do Torto, na Galeria A7ma, artistas como Daniel Minchoni, Luis Felipe Lucena, Pirata e o poeta Gê Ladeira, ou MC Tonto, cuja homenagem rendeu o trocadilho do Sarau do Torto. Já na Casa Lado, o evento adotou uma característica mais de sarau, sem abandonar o caráter de improvisação.

“Estou muito feliz em realizar o Sarau do Torto com o Havana, venho acompanhando o trabalho que o coletivo vem fazendo na cidade, as ações políticas, e isso soma-se ao desejo de realizar coisas em Guarulhos, na cidade onde eu nasci”, vibra Pastore, esboçando grande satisfação com mais um espaço, tal qual a Esquina Havaneira, com a oferta de grandes possibilidades de criação em Guarulhos.

A Esquina Havaneira fica na Rua do Capote, 8, no Macedo, Guarulhos/SP.

Fotos: Jô Belíssimo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo