Secretário de Governo assume compromisso de corrigir o orçamento para que a Cultura receba os recursos da PNAB em 2025
Presença da classe artística e demais fazedores de cultura da cidade foi destaque durante a sessão que ocorreu na Câmara Municipal de Guarulhos.
Em Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias ocorrida na noite da última terça-feira (18), o Secretário de Governo do Município de Guarulhos, Edimilson Americano, assumiu prontamente o compromisso de revisar e alterar o orçamento previsto para a Secretaria de Cultuara, considerando o “prejuízo enorme” que poderia ser causado. O prejuízo citado refere-se ao fato de que um orçamento menor em 2025 para a pasta da cultura poderia causar o não recebimento dos recursos federais da Política Nacional Aldir Blanc.
A sessão foi aberta por volta das 18h20 pelo presidente da Comissão Especial – LDO 2025, Geraldo Celestino, que presidiu a apresentação realizada pelo Secretário com o auxilio de diversos servidores e secretários presentes. Coube ao responsável pela Secretaria de Governo do altual prefeito Guti apresentar a fixação de despesas para 2025 dos 28 órgãos da Prefeitura de Guarulhos.
Após a apresentação dos dados, foi aberta a tribuna para a fala aos vereadores. Dentre os presentes somente o vereador Edmilson Souza fez o uso da palavra e enfatizou: “Eu apelo que a gente já saia daqui hoje com o compromisso de alterar. Falta um pouquinho mais de um milhão para se cumprir pelo menos a regra para receber o recurso federal. No mínimo isso”, disse Edmilson.
Não havendo vereadores presentes com pedido de palavra, a tribuna foi aberta para os munícipes terem uma fala de 3 minutos cada. Ao todo, dez fazedores de cultura da cidade fizeram o uso da fala: Janaina Reis, Roman Lopes, Pamela Regina, Franklin Jones, Mario Cabral, Cícero Cosmo Pereira, Igor Mahmed, Paulinho Trewasae, Evandro Castro e Marks Oliveira, além de Eduardo Cardoso, presidente do Conselho Municipal de Política Cultura e servidor da Secretaria de Cultura.
Após as manifestações, Americano retomou a fala para responder as demandas da noite. Apesar da audiência versar sobre diversos órgãos da administração pública municipal, a Cultura acabou sendo praticamente a tônica de todas as perguntas. De imediato, O Secretário de Governo assumiu o compromisso:
” Eu entendo a demanda dos senhores e das senhoras… entendo. Aqui, podem ter certeza de que nós vamos assumir o compromisso, a pedido do Secretário da Cultura que me procurou e falou da questão da “emenda” Aldir Blanc. E vocês podem ter certeza que a gente vai assumir o compromisso de acertar isso e nós não vamos perder esse dinheiro. Podem ter certeza, já estou assumindo aqui o compromisso de resolver essa questão.”
Mais adiante ele reforçou seu compromisso: “De antemão, vereador Edmilson Souza e aos demais pessoas que vieram aqui, a gente assume de pronto o compromisso por questão, da questão da Aldir Blanc, porque o prejuízo é enorme. Nos vamos corrigir essa parte. Isso nós já vamos atender de pronto. Quando o Secretário da Cultura me procurou eu falei: é justo, nós não vamos perder sete milhões, deixar se perder pra isso. Então nós vamos fazer o esforço, Vereador, no sentido de corrigir isso, ok? Assumido o compromisso.
A sessão foi transmitida ao vivo pela Câmara Municipal de Guarulhos. É possível assistir toda a sessão pelo Facebook clicando aqui!