Sesc Guarulhos reúne poetas do Slam do Prego no Programa Juventudes
Interessados em participar do projeto Poemas que não escrevi: Releitura Poética podem encaminhar poesias até 26/11
Essa é a hora de liberar a criatividade e partilhar ideias e sentimentos. Jovens poetas e escritores de diferentes gêneros, com idades entre 13 e 29 anos, têm até o dia 26 de novembro para encaminhar suas poesias e textos e participar do projeto Poemas que não escrevi: Releitura Poética, uma iniciativa do SESC Guarulhos e do Slam do Prego para incentivar e promover espaços em que os textos são revelados e recitados à apreciação do público.
Para participar, os interessados devem encaminhar uma poesia para o e-mail juventudes.guarulhos@sescsp.org.br. Os trabalhos deverão ter no máximo 3 páginas, com fonte Arial 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. O tema é livre, porém, menções explícitas a personalidades políticas ou que possam implicar em discursos de ódio não serão aceitos.
Na ação, que será transmitida ao vivo pelo canal do Sesc Guarulhos no YouTube no dia 11 de dezembro, às 14h, jovens poetas do Slam do Prego recitam poesias escritas pelo público de casa. A duração da atividade será de aproximadamente uma hora. No caso da impossibilidade de apresentação de todo o material recebido neste espaço de tempo, haverá um sorteio para definir quais poemas serão apresentados. Neste caso, o sorteio será realizado ao vivo no dia 28 de novembro, domingo, a partir das 18 horas no Instagram do Slam do Prego. Os autores que desejarem manter o anonimato deverão informar isso no ato da inscrição. A identificação no ato da leitura poderá ser feita pelo título da poesia ou por um pseudônimo.
Poesia de resistência de Guarulhos
O Slam do Prego é um projeto coletivo que atua desde janeiro de 2017 em Guarulhos, realizando apresentações mensais de batalha de poesias em praça pública. De acordo com MC Doeste, um dos participantes do coletivo, a iniciativa abre oportunidade para outros poetas, além daqueles que já conhecem o movimento do Slam de poesias. “Pessoas que escrevem e transmitem para o papel seus sentimentos em forma de frases, rimas e expressões poéticas e que, muitas vezes, estão no anonimato, ou são tímidas, ou não têm espaço para recitar e mostrar suas poesias para o público terão a oportunidade de participar e ter seus trabalhos apresentados nesse projeto, que tem como foco fomentar e valorizar o Slam em Guarulhos”, explica Doeste.
MC Doeste conta ainda que a produtora e apresentadora do projeto Poemas que não escrevi: Releitura Poética Monique Martins, a Amora, e outros seis poetas farão as releituras dos poemas selecionados por uma equipe de curadoria do Sesc Guarulhos. “Muito além de declamar, o time de poetas tem o desafio de entender, sentir e se colocar no lugar do público de casa, do escritor e da escritora, pessoas que escrevem música, em seus diários , blocos de notas, cadernos, para expressar seus sentimentos, sensações, amores, desejos, frustrações”, enfatiza.
Para saber mais sobre o Slam do Prego, acesse suas redes sociais no Facebook e Instagram.
Serviço
Sarau Poemas que não escrevi: releitura poética, com Slam do Prego
Data: domingo, 11 de dezembro
Horário: 14h
Recomendado para maiores de 13 anos.
Plataforma: Youtube
Inscrições de poesias até 26/11 pelo e-mail: juventudes.guarulhos@sescsp.org.br