Sesc Guarulhos traz Fúlvio Stefanini na programação da Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Espetáculo O Pai é uma adaptação do texto do dramaturgo francês Florian Zeller.
No dia 27 de junho, quinta, às 14h, o Sesc Guarulhos recebe Fúlvio Stefanini e Marisa Accioly, com o bate-papo O Pai: O Cuidado como forma de enfrentamento a Violência. A ação é gratuita e acontece na Praça de Convivência da unidade. O bate-papo faz parte da Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, projeto institucional do Sesc São Paulo.
O encontro com o ator Fulvio Stefanini e a assistente social e especialista em Gerontologia Marisa Accioly, adentra nos bastidores da peça O Pai. A conversa reflete a essência do cuidado, da relação entre gerações e da complexidade do envelhecimento.
Já nos dias 28 e 29 de junho, sexta e sábado, às 20h, a peça O Pai é apresentada no Teatro da unidade. Os ingressos custam de R$12 (Credencial Plena) a R$40 (Inteira), com vendas a partir de 18/6 (terça) na Central de Relacionamento Digital e 19/6 (quarta) diretamente nas unidades do Sesc, ambos às 17h.
Fulvio Stefanini interpreta André, um idoso de 80 anos, rabugento à primeira vista, mas dotado de uma simpatia e senso de humor cativantes. Sua filha, confrontada com o dilema de cuidar de seu pai à medida que sua saúde mental declina, se vê diante de uma difícil decisão: assumir a responsabilidade de cuidar dele ou considerar a opção de interná-lo em uma instituição de idosos, liberando-se para desfrutar sua própria vida ao lado de seu namorado.
Sobre aCampanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Somente durante o primeiro trimestre de 2024, o Brasil registrou mais de 42 mil denúncias de violações contra pessoas de 60 anos ou mais, segundo os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos – ONDH. Nesse contexto, na semana marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho), o Sesc São Paulorealiza aCampanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com ações na capital, interior e litoral.
Por meio de espetáculos, bate-papos, encontros, oficinas e vivências em 23 de suas unidades em todo o estado de São Paulo, o Sesc convida o público a refletir sobre a violência contra a pessoa idosa, nessa ação em rede que, em 2024, tem como tema “Cuidado em Comunidade”.
Caracterizadas por atos de acometimento ou omissão, que causam sofrimento e angústia, as formas de violência podem ser tanto intencionais, como involuntárias, sendo que as mais comuns são negligência, exposição de risco à saúde, tortura psíquica, maus-tratos e violência patrimonial, que acontecem principalmente no ambiente doméstico.
Diante disso, o foco da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – que integra o Trabalho Social com Pessoas Idosas – programa criado e mantido pelo Sesc há seis décadas – tem como objetivo alcançar toda a sociedade, para que cada pessoa compreenda seu papel na mudança do atual quadro de violências.
“Interagindo crítica e propositivamente com esse cenário, o Sesc segue fortalecendo as ações permanentes de estímulo à convivência, ao intercâmbio de ideias, à ativação do corpo e da mente e à participação comunitária. Ao acolher as pessoas velhas em seus centros de cultura e lazer, oferecendo-lhes plataformas de expressão e visibilização, a entidade fomenta seus protagonismos, minimizando assim a vulnerabilidade”, afirma Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo. “O cuidado é o ponto nodal desse trabalho, visto que o cultivo compartilhado da saúde física, mental e social é fator decisivo para a prevenção das violências”, completa.
O Sesc Guarulhos fica na Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP.