fbpx
Notícias

SescTV lança documentário que convida a enxergar a Amazônia sob uma nova perspectiva

“Amazônias, um manifesto” registra a construção de espetáculo com 40 jovens das periferias de São Paulo, debatendo realidades amazônicas, questões climáticas, políticas e culturais

No dia 4 de dezembro, a partir das 20h30, o SescTV realizará no CineSesc (R. Augusta, 2075 – Cerqueira César) o evento de lançamento do documentário Amazônias, um manifesto, uma produção original do SescTV, com direção de Helena Bagnoli. Na ocasião, além da exibição do filme, a documentarista Helena Bagnoli e a diretora de Teatro Maria Thais irão compartilhar as motivações para realização do espetáculo e o processo de construção do documentário. A atividade será aberta ao público, mediante retirada de ingressos na bilheteria do CineSesc, a partir das 19h.

O filme retrata o processo artístico-pedagógico do espetáculo amazonias – ver a mata que te vê [um manifesto poético], conduzido pela diretora Maria Thais e interpretado por 40 jovens – com idade entre 16 e 21 anos – em sua maioria moradores das periferias de São Paulo, para debater as realidades amazônicas, as questões climáticas, políticas e culturais. A partir do dia 4, a produção também estará disponível sob demanda pelo sesctv.org.br/amazonias.

O espectador conhecerá o processo criativo e formativo dos participantes da peça, que se envolvem com as diferentes etapas do fazer teatral – do trabalho com o corpo e com a voz, à dramaturgia, até o universo visual, figurinos e cenários. Tudo acontece enquanto estes jovens entrelaçam suas experiências pessoais com as inúmeras “amazônias” ao seu redor, descobrindo em seus próprios cotidianos urbanos a relação entre a pulsante produção das periferias das grandes cidades com as tradições ribeirinhas, quilombolas e dos povos originários.

Foto: Matheus José Maria

Segundo Helena Bagnoli, cada um dos integrantes do elenco foi ouvido sobre suas impressões e atravessamentos, permitindo ao longo do espetáculo, refazer os caminhos percorridos por eles. A narrativa do documentário apresenta imagens que revelam a construção do percurso: aspectos das várias oficinas formativas, as escaladas individuais, os olhares diversos dos profissionais envolvidos, a estreia e a peça em si. “O resultado é uma discussão que alcança um potencial universal, seja pela pauta urgente sobre a Amazônia, seja sobre a certeza de que investimentos em formação de pessoas geram resultados rápidos e um importante capital social”, explica a diretora.

“Quatro dos participantes foram visitados em suas casas, em pontos diversos da cidade, para captá-los no seu cotidiano, com suas famílias. Uma dessas visitas foi na Aldeia Indígena do Jaraguá, de onde vinham três dos integrantes de origem guarani”, completa. 

Foram entrevistados também alguns dos participantes do projeto, entre eles, a diretora Maria Thaís, que detalha como se deu o desenho e a evolução das questões artístico-pedagógicas. Outras entrevistadas são a poeta e escritora Márcia Kambeba, que participou do núcleo de dramaturgia e deu uma oficina para os participantes, a artista Naine Terena, que também trabalhou com os jovens e trouxe os conceitos visuais que nortearam a concepção do cenário e figurino. 

Além do filme Amazônias, um manifesto, será lançado na mesma data e local (4 de dezembro, no CineSesc, às 20h30) um livro-catálogo que complementa a documentação do processo artístico-pedagógico do espetáculo amazonias – ver a mata que te vê [um manifesto poético]. Dividido em três partes, o catálogo contou com a participação de nove pensadores que refletem e aprofundam aspectos tratados pelo espetáculo, como a arqueologia da Amazônia ou os ciclos de vida da floresta. O material também contém textos de colaboradores do projeto, do elenco e da equipe de criação, intercalados por letras de música, fragmentos da dramaturgia e registros fotográficos.

Sobre a diretora:

Helena Bagnoli é historiadora, documentarista e jornalista, com especialização em Artes e Cultura. Trabalhou em projetos culturais de veículos e instituições, foi repórter da TV Cablevision e passou a maior parte da carreira no Grupo Abril, onde por quase 18 anos dirigiu revistas, foi publisher e diretora geral responsável por impresso, vídeos e eventos de 50 marcas da Editora Abril, além de ter sido presidente da MTV Brasil. Até 2022 foi publisher e diretora editorial da revista Bravo! e de sua plataforma digital, com foco na produção de vídeos. Foi produtora executiva de três séries para a TV e diretora da série documental  Artérias, do Sesc TV (2020-2021). É sócia da produtora de contéudo B+W.

Evento de lançamento no CineSesc

Data e hora:  4/12, segunda, 20h30

Local: CineSesc – rua Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo

Retirada de ingressos a partir das 19h, na bilheteria do CineSesc

ESTREIA | PRODUÇÃO ORIGINAL DO SESCTV 

Amazônias, um manifesto

Estreia no SescTV: 05/12, terça às 21h. Reapresentações:  Dia 7/12, quinta, 17h; Dia 8/12, sexta, 22h; Dia 10/12, domingo, 19h.

Censura: Livre

Duração: 61 minutos

Direção: Helena Bagnoli

Produção: B+W

Realização: SescTV

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/noar 

Siga o SescTV no twitter: @sesctv 

E no Facebook: facebook.com/sesctv

No Instagram: @sesctv

Fotos: Matheus José Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo