fbpx
Notícias

Single de estreia de Helo Vaka fala de sonhos, busca, determinação e persistência

Vela, música da multiartista guarulhense, ´tem levada gostosa que logo cai no gosto e prende a atenção de quem a escuta

Por Carla Maio

A multiartista guarulhense Helo Vaka acaba de lançar “Vela”, single de estreia na música da jovem de 30 anos. Disponível no Spotify e no YouTube, Vela fala de sonhos, busca, determinação e persistência, uma levada gostosa que logo cai no gosto e prende a atenção de quem a escuta.

Em “Vela”, a artista usa o mote da luz da vela para falar sobre a persistência necessária para se alcançar os sonhos. “Escrevi a música em 2013, na época, postei um vídeo no YouTube. O objeto vela é muito louco, ela pode acender outras velas sem se apagar, isso me faz pensar nas mensagens subliminares que surgem a partir dessa ideia. Agora, em 2021, a música ganhou o sentido de busca e foi preciso re-buscar essa vela no fundo da gaveta”, conta.

Algo que chama bastante atenção na música é sua simplicidade melódica e letra firme, balada gostosa com uma levada no contratempo. “Vela” recebeu tratamento especial dos produtores Jeff Groove e Ricardo Roots, do Laboratório Digital Home Studio, resultado que agradou bastante a artista.

Aos 15 anos, Helo aprendeu os primeiros acordes e notas musicais com o professor Nélio Santos. Ela também foi aluna do professor Victor Castellano, no projeto Cordas, pra que te quero!, do Conservatório de Guarulhos.

Multiartista, Helo Vaka faz uso de inúmeras formas de arte para se expressar. Filha de professora, ela conta que, desde criança, gosta muito de papel. “Eu sempre estava escrevendo, desenhando, então, o papel é algo muito forte e a música é consequência da arte, algo que funciona, que uso para me comunicar”. Ao lado de artistas como Aline Fonseca, Daniela Trindade e Nana Mello, Helo Vaka mantem alguns de seus trabalhos gráficos disponíveis para venda na $yry Ryka, galeria de artes virtual que apoia artistas para que eles possam continuar produzindo e criando.

O bate-papo com Helo é um tratado sobre liberdade e bem viver. A impressão é que já a conhecemos de longa data, pois ela tem a habilidade de conversar com nossa criança interior. “Se fosse para eu me definir com uma única palavra, essa palavra seria marotagem, esse é meu bordão, estou sempre lançando ‘Viva la Marotagem!”.

E o que vem por aí?

Como resultado do curso de cinema do Coletivo Kinoférico, do qual participou, Helo conta que em breve será lançado o curta-metragem Ponto e Vírgula, sob direção de Carol Dantas e mais um time de peso. “Eu fiquei na produção, estou aprendendo enquanto vivo e me divirto”. Recentemente, a poesia de Helo integrou o livro Rebelião Maromomi: Arte apesar da Maldição, do coletivo Ctrl+v, obra que reúne o trabalho de 19 artistas com textos, poesias e imagens inéditas dedicadas a costurar a história viva relatada na obra.

Antes da pandemia, Helo também se dedicava a um brechó itinerante, expondo em feiras e eventos. No Cabuçu, o brechó funcionou entre 2017 e 2018, no Monte Alto; e no centro da cidade, dentro da loja Espaçotai, na Rua Felício Marcondes. “Lancei uma coleção Chique e Eleganty agora na pandemia, mas não sai pra vender. Mas tá lá no Instagram o ensaio fotográfico com as peças que pintei”.

Helo Vaka vive na região do Cabuçu e matem estreita relação com a natureza e a vida simples. “Comecei a conhecer mais pessoas das artes em Guarulhos quando fizemos o Sarau do Cabuçu, na escola Maria Helena Faria Lima e Cunha, com o Seu Oziel Silva e o Rodrigo Maia, da Mostra de Teatro de Rua. Com esse movimento, tive a oportunidade de conhecer os artistas e as bandas”. Helo também se apresentou em um antigo ponto de cultura do bairro, da ONG Chico Mendes, onde tocou pela primeira vez com seu primo. Apesar de fugir do microfone, Helo sempre se depara com ele, desde os tempos de suas participações no saudoso Noites Autorais.

Sobre apresentar a nova música ao vivo quando a pandemia acabar, Helo é reticente: “Não sei como vai ser, se vou encarar a missão, se não vou ter como voltar atrás, talvez, Vela pode nos dizer muita coisa”.

Para conhecer mais sobre a artista, acesse suas redes sociais

Instagram: @helovaka_artes e @jardimroots

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100070570569843

Foto da capa: Camila Rhodes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content