Tardezinha #3 reúne artistas em Guarulhos para debater espaços culturais e políticas públicas
No último sábado, 12 de abril, a Casa de Atividades Pretos em Conexão recebeu a terceira edição do Tardezinha, encontro mensal que vem se consolidando como um importante espaço de escuta, diálogo e construção entre artistas, coletivos e agentes culturais da cidade de Guarulhos. Com clima leve e acolhedor, a roda deste mês reuniu os participantes Roberto Faria, Vitor Souza, Franklin Jones, Léia Muniz, Roman Lopes e a anfitriã Rafaela Hilário.
O bate-papo girou em torno das movimentações recentes nas políticas públicas culturais do município, com destaque para o debate em torno do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), conduzido no Conselho Municipal de Políticas Culturais, e a apresentação das ações dos primeiros 100 dias da atual gestão da Prefeitura de Guarulhos. Os relatos e reflexões reforçaram a importância do acompanhamento contínuo das decisões públicas e a atuação coletiva da sociedade civil.
Com o tema “espaços culturais”, Rafaela Hilário apresentou a trajetória da Casa de Atividades Pretos em Conexão, destrinchando as frentes de atuação do coletivo, o uso do espaço e o impacto do trabalho no bairro do Seródio. A conversa evidenciou avanços significativos, mas também desafios estruturais, como a necessidade de ampliação de recursos físicos, financeiros e materiais para garantir a continuidade e o crescimento das ações locais.
Como encaminhamento, ficou definido que o próximo encontro do Tardezinha acontecerá no dia 17 de maio, às 14h, novamente na Casa de Atividades. A proposta será aprofundar o conhecimento sobre os bastidores do coletivo anfitrião e, de maneira colaborativa, buscar estratégias para fortalecer as iniciativas desenvolvidas no território.
O Tardezinha é um encontro informal e colaborativo de pessoas que atuam no segmento artístico-cultural da cidade, com o intuito de aproximar ações, trocar experiências e construir soluções conjuntas, para além das esferas institucionais. O espaço é aberto, e qualquer pessoa interessada pode participar: basta comparecer no dia e local marcados e, se possível, contribuir com o café coletivo.
Quem quiser ser adicionado ao grupo de comunicados e acompanhar as próximas edições pode entrar em contato pelo WhatsApp: (11) 9 9391-2926.