Notícias

Tardezinha marca encontros e reencontros da classe artística Guarulhense

Na tarde do último sábado (15), artistas independentes e representantes de coletivos de Guarulhos marcaram presença no primeiro encontro em busca de um diálogo interno do setor artístico da cidade.

A Casa da Lira, sede da organização cultural mais antiga de Guarulhos, foi a escolhida para abrigar a primeira edição do Tardezinha Cultural, um encontro de artistas independentes, coletivos cultuais e demais profissionais que atuam no segmento artístico da cidade. O primeiro encontro contou com a presença de 19 pessoas e foi marcado por um clima de muita unidade e colaboração entre os participantes.

Idealizado por Franklin Jones e Vitor Souza, a dinâmica começou com uma roda de apresentações bem generosa, que demonstrou a diversidade dos membros presentes e o estágio de organização que cada um representava. Teatro, dança, contação de histórias, turismo, hip hop, literatura, comunicação, audiovisual, música, patrimônio histórico e jogos de tabuleiro foram algumas das linguagens presentes nessa conversa.

Após a apresentação, Gilmar Abbud – presidente da Banda Lira de Guarulhos, contou um pouco de sua jornada pessoal e introduziu aos presentes um pouco da história centenária da Corporação Musical Lira de Guarulhos, fundada em 1908 em Guarulhos. Ele também apresentou o espaço da instituição, que conta com um memorial com parte da história da Lira e da própria cidade, os estúdios de áudio e vídeo, o arquivo de partituras históricas, entre outros itens do acervo.

Além do café coletivo, onde cada um contribuiu com um prato ou bebida compatilhado entre todos, a segunda parte do encontro trouxe alguns desafios comuns, apresentando algumas alternativas para que a classe artítica possa se fortalecer e pautar a discussão cultural na cidade em diversas frentes e organizações, dentro e fora da cidade.

Ao fim, ficou estabelecida a frequência mensal dos encontros, com data e horário já marcados para o próximo mês. O encontro acontecerá no sábado, dia 15 de março, a partir das 14h, na Casa de Cultura Zazu (Av. Paulo Faccini, 406 – Macedo). Assim como no primeiro encontro, o espaço é aberto a todos e o convite inclui a colaboração em trazer um prato de salgado ou doce e uma bebida para o café coletivo realizado ao longo da tarde.

Quem quiser acompanhar de perto e fazer parte dessa construção coletiva de estruturação da classe artística, foi criada uma comunidade no WhatsApp. Para participar, é só clicar aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?