Thumelê Festival fecha parceria com AAPAH, Mandela Free e No Gueto para III edição
Além de atuar com atividades culturais, as três entidades têm como proposta a promoção de ações em regiões periféricas, fator determinante para se estabelecer a parceria entre as entidades e o Thumelê Festival, cuja terceira edição será realizada através de fomento da PNAB
A Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH), entidade sem fins lucrativos atuante na cidade de Guarulhos, juntamente com a organização não governamental Mandela Free e o coletivo de Sound System, No Gueto, integrarão as atividades realizadas na terceira edição do Thumelê Festival. As colaborações estão sendo anunciadas no Instagram do Étmus Coletivo.
A iniciativa, idealizada pelo Étmus Coletivo, companhia responsável pela organização do evento, reforça a proposta do festival de promover atividades e dialogar com outros coletivos da cidade que atuam diretamente em regiões periféricas.
A Coordenadora Geral do Thumelê, Giulia Barbosa, destaca que a participação de organizações como AAPAH e Mandela Free é uma forma de conscientizar o público sobre a importância da história regional periférica e dos movimentos sociais que atuam em prol das comunidades. “É necessário destacar o papel da AAPAH em manter viva a história, a cultura e os pontos históricos – em especial os da periferia da cidade; assim como o trabalho desenvolvido pelo Mandela Free, de ocupação sociocultural, artística, esportiva e política na quebrada São Rafael desde 2018”, afirmou ela.
Além de atuar com atividades culturais, as três entidades têm como proposta a promoção de ações em regiões periféricas, fator determinante para se estabelecer a parceria entre as entidades e o Thumelê Festival, cuja terceira edição será realizada através de fomento da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), na esfera de Fomento à Produção Cultural em Áreas Periféricas.
“O nosso objetivo é que as periferias possam ocupar o Teatro Padre Bento durante os três dias de evento e que, além da comunidade São Rafael, que está localizada nas proximidades no teatro, outras regiões periféricas de Guarulhos também ocupem, e que esse movimento de retomada cultural vá além do Thumelê. É preciso entender que, nós também somos e pertencemos a esses espaços, e por isso a parceria com essas organizações se fazem importante, para que possamos apresentar o trabalho desenvolvido por esses coletivos e levar a cultura nas diferentes regiões da nossa cidade, que é enorme em produção cultural”, afirma Erick Moura, Diretor geral do Thumelê, que ainda destacou o papel do No Gueto, coletivo que vivencia e valoriza a cultura Sound System, realiza eventos culturais e oficinas de diferentes linguagens nas periferias, visando a democratização do acesso à informação, expansão dos movimentos culturais independentes, e promove a autonomia e a ocupação das ruas.
O Thumelê foi contemplado pelo edital 004/2024-sc – Fomento à Produção Cultural em Áreas Periféricas – Funcultura/PNAB, e acontecerá nos dias 04,05 e 06 de julho de 2025 no Teatro Padre Bento, localizado na R. Francisco Foot, 3 – Jardim Tranquilidade, Guarulhos.
