Notícias

Unifesp recebe exposição fotográfica de Isabella Monteiro com imagens de trinta mulheres de Guarulhos

Intitulada Carolinas Contemporâneas, exposição inspirada no legado de Carolina Maria de Jesus forma um mosaico de existências que se entrelaçam nas intersecções de raça, gênero e classe

Nesta quarta-feira, dia 3 de dezembro, às 14h, o campus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na região do bairro dos Pimentas, recebe a abertura da exposição Carolinas Contemporâneas, com fotografias e curadoria de Isabella Monteiro e Mauricio Monteiro. A exposição nasce do gesto de reconhecer, na vida de mulheres negras de hoje, a permanência de uma força ancestral que atravessa gerações.

Inspirada no legado de Carolina Maria de Jesus escritora, favelada, cronista de si e do mundo a mostra propõe uma leitura sensível e política da contemporaneidade, tendo como eixo a história e imagem de trinta mulheres de Guarulhos fotografadas por Isabella Monteiro.

Organizadas em nove sessões, as fotografias formam um mosaico de existências que se entrelaçam nas intersecções de raça, gênero e classe. Cada mulher fotografada é, simultaneamente, singular e coletiva: protagonista de sua trajetória e parte de uma constelação maior de histórias marcadas por deslocamentos, maternidades, jornadas de trabalho exaustivas, construção de afeto e, sobretudo, invenção de futuro. São mulheres que sustentam comunidades e seguem sonhando, movendo-se, como Carolina, entre a sobrevivência e a criação.

Mais do que homenagem, a exposição afirma a presença de inúmeras Carolinas que nos cercam: mulheres que transformam a escassez em criação, a dor em palavra e a luta em horizonte. Assim como migrantes que, como Carolina, buscaram um lugar possível nas grandes cidades, suas histórias desdobram uma linhagem de resistência ainda pulsante.

O diálogo entre imagem e memória convida o público a refletir sobre o que persiste e o que se transforma. Se Carolina denunciava a desigualdade de seu tempo, estas narrativas visuais revelarn tanto a permanência dessas violências quanto novas formas de agência e afirmação. Ao fotografá-las, Isabella Monteiro não apenas registra rostos: ela cria encontros, convoca escutas e restabelece dignidades.

Nesta exposição, encontramos Carolina, mas também Gisele, Dayane, Célia, Joyce, Aparecidas, Rosas, mulheres que, tantas vezes relegadas ao “quarto de despejo”, aqui ocupam o centro. Aqui, elas olham de volta. Aqui, elas escrevem, com a força de suas próprias vidas, as páginas de um país que ainda precisa aprender a reconhecê-las.

 

A Unifesp fica na Estrada do Caminho Velho, 333, Jd. Nova Cidade, (Pimentas) – Guarulhos/SP.

Ficha Técnica

Curadoria

Isabella Monteiro e Maurício Monteiro

Produção Executiva

Mauricio Monteiro

Assistente de Produção

Ágata Sanches

Assistente de curadoria

Tainam Yolanda Gracetti

Coordenadora de Acessibilidade e Inclusão

Victória Araújo

Coordenadora de Comunicação

Rita de Cassia Porfiro

Coordenadora Administrativa e Financeira

Sabrina Rodrigues

Articuladores de território e extensão

Laura Pimenta da Silva Ethan Saykes Pimentel

Apoio Institucional

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo Universidade Federal de São Paulo Território Quilombo

Realização

Funcultura/PNAB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *