Vem aí o FestA!, com atividades gratuitas de tecnologias e artes no Sesc Guarulhos
FestA! recebe artistas com demonstrações, oficinas e cursos de artes manuais
Vem aí a sétima edição do FestA! – Festival de Aprender, ação do Sesc São Paulo que promove atividades nos campos das artes visuais e das tecnologias. Entre os dias 5 e 14 de julho, o Sesc Guarulhos recebe uma série de cursos, oficinas, bate-papos, ateliês para a família, vivências e demonstrações artísticas gratuitas, que permitirão a todas as pessoas entrar em contato com diferentes técnicas e linguagens artísticas, desde tecelagem a impressões 3D com argila. Todas as ações são gratuitas, com acesso livre ou retirada de senhas no dia da atividade, exceto os cursos, que possuem inscrição na Central de Relacionamento Online a partir de 3/7, quarta, às 16h.
O objetivo do projeto é promover a introdução e desenvolvimento de práticas do campo ampliado das artes visuais e dos modos de vida contemporâneo, a partir do espectro do ensino livre não formal.
Em 2024, o FestA! traz o tema Futuro Ancestral, inspirado nas obras de Katiúscia Ribeiro e de Ailton Krenak, buscando ampliar o que entendemos como “tecnologia” e aproximar as manifestações artísticas e culturais com o cotidiano, e compreendendo que mais importante que os equipamentos e materiais são as pessoas, suas vivências e sabedorias.
Abaixo, você confere a programação completa na unidade:
Desenho em Grande Formato: Futuro Ancestral
Com Auá Mendes, André Hulk e Mimura Rodriguez
De 5 a 7, sexta a domingo, 10h | Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A
Livre | Sujeito à lotação do espaço
Em uma demonstração de arte colaborativa, os três artistas se reúnem para expressar as conexões ancestrais entre passado, presente e futuro por meio de desenhos em grande formato.
Esculturas em Cerâmica Fria
Com Malungo Lab
De 5 a 7, sexta a domingo, 12h | Jardim Interno
Livre | Sujeito à lotação do espaço
Nesta demonstração, o artista Fabiano Almeida compartilha seu processo artístico com o público, moldando esculturas em cerâmica fria e conversando com o público interessado.
Video Mapping: Territórios Insurgentes
Com Coletivo Coletores
Dia 5, sexta, das 14h às 19h | Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A
14 anos | Inscrição na Central de Relacionamento Online
Curso transdisciplinar que combina urbanismo, memória, arte, educação e tecnologia. Explorando a cidade de Guarulhos, destacando territórios apagados e resistências coletivas, com foco no protagonismo afro-brasileiro e indígena. Inclui uma experiência imersiva e colaborativa culminando em uma intervenção urbana digital com vídeo mapping no Sesc Guarulhos.
Meu Eu Ancestral
Com Educadores do ETA (Espaço de Tecnologias e Artes)
De 6 a 14, sábados e domingos, 10h | Espaço de Tecnologias e Artes – Lab B
10 anos | Retirada de senhas no local 30 minutos antes
Através do autorretrato e da colagem de folhas secas, estabelecemos conexão entre nossa identidade e os materiais usados, reconhecendo sua natureza finita e destacando-nos como parte da natureza e ela, parte de nós. A partir da colagem, a ideia é criar uma composição que seja semelhante às nossas características físicas, utilizando folhas secas, materiais orgânicos e alternativos, estimulando a nossa capacidade de criação com materiais não convencionais.
Gravura: Território e Ancestralidade
Com Rafa Black
Dias 6 e 7, sábado e domingo, das 14h às 16h | Espaço de Tecnologias e Artes – Lab B
10 anos | Retirada de senhas no local 30 minutos antes
Nesta oficina o artista pretende compartilhar processos e referências baseadas nas suas criações e pesquisas. A ideia é elaborar novos imaginários sobre as periferias por meio da vivência de ateliê coletivo com foco no desenvolvimento de trabalhos e expressões autorais.
Ateliê de Experimentações: Tintas Naturais
Com Educadores do ETA (Espaço de Tecnologias e Artes)
De 9 a 12, terça a sexta, 10h | Espaço de Tecnologias e Artes – Lab B
A partir de 5 anos | Sujeito à lotação do espaço
Já pensou pintar com tintas que também são plantas, temperos e até comidas? O Ateliê de Experimentações é um espaço para testar e conhecer diversos materiais e técnicas! Durante o FestA!, vamos experimentar as diferentes possibilidades de trabalhar com as mais variadas tintas.
Tecer Circular
Com Coletivo Meio Fio
De 9 a 12, terça a sexta, das 13h às 17h | Praça de Convivência
14 anos | Retirada de senhas no local 30 minutos antes
A ação é uma proposta de construção coletiva de peças têxteis. A partir da presença de estruturas circulares e fios variados disponíveis, existe a possibilidade de construir tramas individuais e coletivas. Serão 4 estruturas circulares que serão teares de construção coletiva e projetos individuais em teares de bambolê e papelão usando diversos fios e tecidos de reuso da indústria têxtil.
Arte Urbana: Graffinkra
Com Ramo
De 9 a 12, terça a sexta, 14h | Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A
14 anos | Retirada de senhas no local 30 minutos antes
Inspirando-se nos pictogramas de impressão nos tecidos do povo Akan, que hoje se espalha pelos territórios de Gana e Costa do Marfim, a Oficina Graffinkra ressignifica estes pictogramas nas técnicas de gravura em muro ou entre superfícies através do estêncil.
Artesanatos Digitais: Impressão 3D com Argila
Com Filipe Rito e Vitória Mendes
De 10 a 12, quarta a sexta, 18h30 | Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A
A partir de 15 anos | Inscrições na Central de Relacionamento Online
Durante o curso, os participantes adquirem conhecimentos sobre cerâmica e impressão 3D, culminando na criação de suas próprias peças. Essas criações são finalizadas em um forno especial para cerâmica, permitindo que cada um leve para casa uma lembrança de sua jornada criativa.
Quebradinha: Ateliê Aberto
Com Marcelino Melo
De 12 a 14, sexta a domingo, 12h | Jardim Interno
Livre | Sujeito à lotação do espaço
Materializada em 2019, a Quebradinha é uma série de esculturas feitas a mão a partir de materiais reciclados, que reproduzem em miniatura a vida periférica. Criada por Marcelino Melo, o projeto registra memórias e histórias que se materializam de forma crítica e afetiva principalmente para quem vive as periferias e suas manifestações.
Manualidade Latino-Americana: Boneca Quitapenas
Com Tati Azeñas
Dias 13 e 14, sábado e domingo, 14h | Espaço de Tecnologias e Artes – Lab A
10 anos | Retirada de senhas no local 30 minutos antes
Inspiradas em amuletos tradicionais dos povos latino-americanos, será possível reproduzi-las a partir de tecidos, fios, lãs e agulhas. Refletiremos sobre o amuleto como a porta do sagrado ou inclusive do espiritual, aspectos que hoje em dia são hegemonizados ou institucionalizados em nossos territórios latino-americanos, tentando achar nos caminhos da criatividade, um espaço para questionar e para construir uma narrativa própria a respeito das oralidades e grafias latino-americanas.