Notícias

Yve de Oliveira lança três livros na FLIPEI e consolida sua voz na cena literária independente

Obras oferecem aos leitores uma poética que atravessa o esgotamento contemporâneo, a beleza do inexplicável e o fim do mundo

Em um cenário onde a velocidade da informação e as incertezas do mundo contemporâneo parecem ditar o ritmo, a escritora Yve de Oliveira emerge como uma voz potente, capaz de traduzir o caos e, ao mesmo tempo, revelar a beleza do invisível. Com uma escrita que transita entre o existencial e o poético, Yve se prepara para um momento marcante na FLIPEI – Festa Literária Pirata das Editoras Independentes, que acontece de 6 a 10 de agosto no Galpão Elza Soares, nos Campos Elíseos, em São Paulo. Será lá que a autora lançará simultaneamente três de suas mais recentes criações: Apocalipse Alice, Elucubrações Iniciais e Encontros com o Inexplicável.

Para Yve, a sua participação na FLIPEI, que acontece em parceria com a Fraternidade dos Escritores, é uma oportunidade para acessar novos leitores e aprofundar reflexões sobre os dilemas contemporâneos e o modo como estamos agindo em meio ao caos presente nas grandes cidades.

“A escrita, para mim, é uma forma de dialogar com a sanidade. Até um escape para a minha relação com a condição planetária”, compartilha Yve.

Essa visão se reflete diretamente em suas novas obras, que mergulham em dilemas atuais e nas complexidades da existência. Como pontua a autora: “Temas como autoconhecimento, burnout, distopia, relacionamentos à distância, sobrecarga tecnológica e os desafios de ser mulher nesse contexto, quase apocalíptico, estão presentes nessas três publicações, em diferentes camadas, como uma estratégia de redenção para tudo que ainda ainda nos limita a felicidade”.

Entre elucubrações, o invisível e o fim do mundo

Premiada no Selo Off Flip de Poesia 2023 e destaque do projeto CEP 2022 do SESC Guarulhos, Yve é uma presença cada vez mais frequente em feiras e festivais literários do estado de São Paulo. Participou de edições da Bienal do Livro de São Paulo e de Guarulhos, FLIUNG e Expofavela, e foi palestrante na Feira do Livro do Pacaembu e no TEDxGuararema, onde apresentou, em uma performance impactante, o texto de Elucubrações Iniciais, agora convertido em livro. Sua escrita transita entre o ensaio poético, a prosa lírica, o conto breve e a literatura infantojuvenil.

Autora de Yo Você We – Minhas Experiências com o Amor, Anísia – Equilibrando as Tempestades e Guia Rápido para Novos Autores, Yve tem participação em outras 5 antologias e mais de duas décadas de atuação como comunicadora e apresentadora.

É fundadora e diretora criativa da LUY Editorial, voltada à publicação de autores iniciantes e à produção de eventos literários independentes, e também, já entrevistou personalidades como Daniela Mercury, Leandro Karnal e Dado Villa-Lobos, sempre com a sensibilidade de quem reconhece na palavra o fio que conecta arte, cultura, literatura e crítica social.

Seus livros não se contentam com a superfície. Apocalipse Alice, por exemplo, parte do universo clássico de Lewis Carroll para construir uma crítica poética à hiperconectividade, à sobrecarga emocional e às relações líquidas que permeiam o mundo adulto, principalmente as que afetam o universo feminino. Já Elucubrações Iniciais é um drama psicológico que explora a liquidez das relações, em uma linguagem cênica, fruto da fusão de dois textos publicados em Yo Você We, que gerou a performance apresentada no TEDxGuararema, em maio deste ano.

Na cena, uma mulher vestida de noiva mergulha em uma introspecção intensa, reflexo de antigas fobias, a dificuldade de estar presente no caos cotidiano, a redescoberta da solitude e o desafio de se reconhecer enquanto ainda se busca no olhar do outro.

Em Encontros com o Inexplicável, escrito em coautoria com o estreante na poesia, Gustavo Luy, é voltado ao público infantojuvenil. Inspirado na coleção literária Para Gostar de Ler, bem conhecida nos anos 90, a obra investiga o espanto e o mistério que habitam o cotidiano das crianças com leveza, por meio de contos, poesia e ilustrações.

“Eu existo através das minhas palavras. E é claro que essa consciência não chegou de uma hora para outra”, afirma a autora.

“Essa jornada de encontro com a minha verdade mais profunda, daquilo que não consigo não ser, com o que penso e sinto, custou diversos desencontros com trabalhos mecanizados. Porém, quando assumi a verdade mais simples sobre o meu trabalho com a literatura (em eventos literários), na escrita e na performance, senti pela primeira vez que estava encaixada no meu próprio corpo. Como se essa aceitação fosse a peça que faltava para encontrar um sentido para a minha vida. E isso não é sobre dinheiro ou sucesso. É sobre um lugar interno maravilhoso de confiança e liberdade. Onde, independente do julgamento alheio ou de ser imperfeita, eu pudesse apenas ser.”

Conheça mais sobre os novos títulos que compõem a tríade lançada por Yve na FLIPEI 2025:

Apocalipse Alice

Depois de atravessar o País das Maravilhas e o espelho, ela desperta adulta em um mundo distorcido, marcado por crises emocionais, excesso de informação, instabilidade social e conexões frágeis. Um lugar onde o real se tornou mais estranho do que qualquer distopia.

Apocalipse Alice reúne poemas e narrativas poéticas que acompanham essa personagem em sua jornada por um cenário contemporâneo em ruínas, povoado por figuras humanas, alienígenas, digitais e simbólicas. As experiências atravessam temas como burnout, vício, relacionamentos à distância, sobrecarga tecnológica, espiritualidade fragmentada e os desafios de ser mulher na era do colapso. Alice é, ao mesmo tempo, observadora e parte desse mundo em crise, tentando reconhecer a si mesma enquanto tudo se transforma.

Elucubrações Iniciais

Este livreto convida o leitor a uma imersão na alma humana, a partir da fusão de dois textos originalmente publicados em Yo Você We: minhas experiências com o amor (2019). Inspirada por uma marcante apresentação no TEDx Guararema, no histórico Cine Guararema, a obra traduz a essência de uma performance visualmente impactante que homenageia o universo mágico e desafiador do filme Labirinto (1986).

A jornada começa com uma aparente sessão de terapia com um chatbot. A narradora, uma figura vestida de noiva, em alusão à icônica Sarah, mergulha em uma introspecção intensa. Ao longo das páginas, o leitor acompanha suas reflexões sobre antigas fobias, a dificuldade de estar presente no caos cotidiano, a redescoberta da solitude e o desafio de se reconhecer enquanto ainda se busca no olhar do outro.

Encontros com o Inexplicável

Neste livro, pequenas histórias ganham grandes significados. Encontros com o Inexplicável reúne contos, poemas e ilustrações que mergulham no cotidiano das crianças, suas descobertas, medos e curiosidades. Entre risos e toques de suspense, os textos convidam o leitor a perceber a beleza escondida nos detalhes do dia a dia. É uma leitura ideal para quem está começando a explorar o mundo da literatura e quer se surpreender com o extraordinário que vive dentro do comum.

Serviço:

Yve de Oliveira na FLIPEI – Festa Literária Pirata das Editoras Independentes

Estande Fraternidade dos Escritores

De 6 a 10 de agosto de 2025

Galpão Elza Soares, nos Campos Elíseos – São Paulo

Instagram: @yvedeoliveira | @luyeditorial

Contato para entrevistas e eventos: [email protected]

Adquira o livro na Amazon: https://www.amazon.com.br/Loja-Kindle-Yve-De-Oliveira/s?rh=n%3A5308307011%2Cp_27%3AYve%2BDe%2BOliveira

ou no Clube de Autores: https://clubedeautores.com.br/livros/autores/yve-pinheiro-de-azevedo-oliveira

Performance no TedxGuararema: https://www.youtube.com/watch?v=1HHFVR021uo&t=5s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *