fbpx
Podcast

1001 Noites de Cultura em Guarulhos – com Janderson e Paulinho

1001 Noites de Cultura em Guarulhos
Conheça nosso canal de Podcast em https://anchor.fm/guarulhos-cultural

EPISÓDIO #0055 – Janderson e Paulinho

Está no ar o episódio 0055 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos. Hoje recebemos Janderson Rocha e Paulinho Trewasae.

Janderson Rocha

Janderson é Saxofonista e Gestor Cultural. Aos 14 anos iniciou os estudos de saxofone na Orquestra Pimentinhas, Guarulhos, onde teve seu primeiro contato com o saxofone. Em seguida, desenvolveu intensamente na Escola do Auditório, onde teve aulas com Jotagê Alves, Nailor Azevedo (Proveta), e Douglas Braga. Participou do concurso PRÉ ESTREIA 2012 junto ao quarteto saxofonando.

Atualmente acadêmico de Produção Cultural e Gestão de Organizações do terceiro setor, está a frente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Guarulhos, faz parte da coordenação administrativa do projeto Orquestra Pimentinhas, atuando com planejamento e execução dos programas de interação social, voltados para captação de recursos e prestação de contas, atuando em produção executiva fazendo gestão de recursos públicos, bem como inscrições em lei de fomento à cultura e editais, realizando planejamento e execução do projeto, de acordo com o plano de ação e o cronograma, operacionalizando eventos.

Instagram: @jandersson_rocha


Paulinho Trewasae

Em 2013, Paulinho Trewasae assume a coordenação da Orquestra de Violeiros Coração da Viola, tradicional grupo fundado em junho de 1979, com a qual desenvolve importante trabalho de preservação da tradicional cultura caipira e das modas de viola. Em meio ao trabalho do grupo há importante atuação de cunho filantrópico ao se apresentarem em asilos, escolas e hospitais com destaque para a apresentação no Hospital Darci Vargas em São Paulo.

Desenvolve trabalho na área cultural, onde busca incentivar os artistas da cidade de Guarulhos. Em 2017, realiza o Café com Viola no CEU Ponte Alta, em parceria com a dupla Vera Bianca e Guaru. Neste projeto, as tradicionais modas de viola são interpretadas por diversos artistas da cidade, oferecendo ao público uma opção de atividade cultural, descentralizando o acesso à cultura. Esse trabalhou resulta na criação de um público sempre muito participante e cativo, que rende à atividade, ao longo de três anos, um total de 8 mil pessoas recebidas. As atividades são interrompidas devido à pandemia de Covid-19. 

Paulinho Trewasae dedica-se ainda a outros projetos de grande relevância para a cultura sertaneja e caipira, o Viola Viva, coordenado e criado por Aurea Fontes, que antes de seu falecimento em 2021 cedeu a coordenação e direção do projeto para que ele continuasse a manter seu objetivo de preservar o tradicional cancioneiro regional e estimulando a formação de novos artistas. Outros projetos de grande importância são o Sertanejo Raiz e  o Sertanejo Bom Demais, ambos realizados em pontos descentralizados, regiões da cidade que carecem de atividades culturais. Além de levar opções de lazer e cultura, tais projetos também contribuem para a preservação das tradições regionais ao incentivar a formação de novos grupos e artistas, que passam a ter novas oportunidades de mostrar seu trabalho. 

Além de sua atuação junto à área musical, desenvolve trabalho junto às tradicionais festas e atividades de cultura popular e regional como a tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso, o Rancho do Romeiros e a Procissão do Fogaréu, além das mostras de Teatro de Rua promovidas pelo Movimento Cabuçu e pelo Teatro na Comunidade e participou da coordenação das edições do festival de Teatro Comunitário Panamerica Utópica que reuniu diversos grupos e coletivos do Brasil e de outros países da América Latina.

No ano de 2020 iniciou o projeto Mulheres que Cantam cujo objetivo é  de incentivar e promover o trabalho destas cantoras e vozes na divulgação do seu trabalho e incentivar a formação de novas artistas, criando um canal de divulgação de seus trabalhos mais recentes, contemplando diversos estilos.

Em 2021, recebe o Troféu Arte em Movimento, na categoria cultura popular. prêmio oferecido pela Rádio e TV Black Sampa em reconhecimento pelo trabalho de preservação e perpetuação da tradicional cultura popular.

Recentemente, desenvolve mais um projeto voltado para a preservação da tradicional cultura caipira, o 2ª é Viola, em parceria com o Espaço Livre Café Bar e em novembro de 2021 participa do projeto Bonsucesso cultura e tradição em parceria com um coletivo cultural de mesmo nome e formado a partir da reunião de diversos representantes da tradicional cultura popular e abrangendo as mais variadas manifestações artísticas como as de cunho folclórico como a Folia de Reis, o artesanato regional e as modas de viola, mas também grupos literários de prosas e poesia, cujo principal objetivo é manter viva e disseminar a história, cultura e tradição regional.

Instagram: @paulinhotrewasae


Escute agora o Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos – com Janderson e Paulinho

Lembre-se de compartilhar o nosso podcast e aproveite também para conhecer a Guarulhos Cultural em www.guarulhoscultural.com.br

Esse episódio nem se compara com os demais que você irá encontrar por aqui …

Nos encontramos nas próximas histórias.


1001 Noites de Cultura em Guarulhos

Apresentação: Vitor Souza

Produção: Rosângela da Silva

Edição de Som: Pedro Pugas

Música Tema: Rainbows de Scott Buckley * Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0

Realização: Guarulhos Cultural ( https://guarulhoscultural.com.br/ )

Clique aqui para ouvir novos podcasts!

One thought on “1001 Noites de Cultura em Guarulhos – com Janderson e Paulinho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content