Especial VIII Conferência Municipal de Cultura: A Literatura mostra sua diversidade
Série especial entrevista os conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal de Políticas Culturais, ação que objetiva ampliar o debate das políticas culturais e antecipar as discussões durante a VIII Conferência Municipal de Cultura, que acontece no próximo dia 21 de outubro, a partir das 9h, na Câmara Municipal.
Até o dia 17 de outubro estão abertas as inscrições para a VIII Conferência Municipal de Cultura, edição que abordará o tema Democracia e Direito à Cultura. A conferência acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 20h, na Câmara Municipal de Guarulhos.
Para participar, produtores e agentes culturais, artistas, usuários de equipamentos de cultura da cidade, instituições e demais interessados devem se inscrever em bit.ly/inscricaocmc. A inscrição prévia e o credenciamento na data do evento garantem ao participante direito de voto na condição de delegados.
A Guarulhos Cultural aproveita esse momento para conversar com os membros eleitos pela sociedade civil que encerram seu mandato no próximo dia 21, quando serão eleitos os novos membros durante a Conferência.
Conversamos com Pedro Henrique de Melo Barbosa, titular da cadeira de Livro e Literatura do Conselho, que trouxe um panorama sobre o que se espera para a Conferência. Devido a compromissos profissionais, o suplente da cadeira não conseguiu enviar suas respostas até o fechamento desta matéria.
O cenário do Livro e da Literatura em Guarulhos
Pedro Melo nos brinda com uma visão abrangente do mundo das letras na cidade. “O cenário do livro e literatura em Guarulhos, assim como todo o cenário artístico, é rico e diverso. Atualmente, é moldado por Saraus, Slams, editoras independentes, ecritores independentes e contadores de histórias. No entanto, é lamentável constatar que a prefeitura ainda não possui políticas de incentivo sólidas para apoiar esses artistas, que frequentemente recorrem a recursos próprios, muitas vezes escassos, para dar vida às suas obras“.
A Bienal do Livro de Guarulhos se destaca como uma das iniciativas lembradas por Melo como uma forma de ampliar a participação dos artistas locais. Ele afirma: “A principal iniciativa relacionada à literatura na cidade, no momento, é a Bienal do Livro, mas infelizmente, essa plataforma carece de uma construção verdadeiramente democrática. Os artistas locais muitas vezes não têm acesso claro às informações sobre as inscrições e enfrentam condições de trabalho precárias. A prefeitura tende a privilegiar a presença de artistas renomados, muitos de fora da cidade, em vez de priorizar o apoio aos talentos locais.“
Quanto ao papel do Conselho na promoção da literatura em Guarulhos, Pedro Melo enfatiza: “O Conselho desempenhou um papel fundamental na moldagem do cenário literário da cidade ao construir e aprovar, após intensa pressão, o Plano Municipal de Cultura, que prevê uma série de projetos de incentivo à literatura. Hoje, o Conselho continua sua luta incansável para pressionar a prefeitura a efetivar o Plano Municipal de Cultura.”
É evidente que esse desafio está longe de chegar ao fim, como sublinha Pedro: “Os próximos desafios do Plano Municipal de Cultura, sinceramente, é dar inicio real a sua implementação. E isso se dará aprofundando a cobrança ao poder público e fortalecendo a participação popular tanto de artistas como de consumidores da cultura. Por isso, é essencial que toda a população guarulhense participe da VIII Conferência Municipal de Cultura!“
VIII Conferência Municipal de Cultura
A Conferência Municipal de Cultura constitui-se numa instância de participação social, na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil, por meio de entidades culturais e segmentos sociais para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas culturais, que comporão o Plano Municipal de Cultura.
É de responsabilidade da Conferência Municipal de Cultura analisar, aprovar moções, proposições e avaliar a execução das metas concernentes ao Plano Municipal de Cultura e às respectivas revisões ou adequações.
A conferência acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 20h, na Câmara Municipal de Guarulhos, localizada na Avenida Guarulhos, 845, na Ponte Grande.
Para ter direito a voto, é necessária a inscrição prévia até dia 17 de outubro, assim como o credenciamento dos inscritos no dia da conferência no período da manhã.
Para mais informações, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/conferenciadecultura.