fbpx
EntrevistaNotícias

Especial VIII Conferência Municipal de Cultura: O Papel do Servidor Público da Cultura

Série especial entrevista alguns membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, ação que objetiva ampliar o debate das políticas culturais e antecipar as discussões durante a VIII Conferência Municipal de Cultura, que acontece no próximo dia 21 de outubro, a partir das 9h, na Câmara Municipal.

Até o dia 17 de outubro estão abertas as inscrições para a VIII Conferência Municipal de Cultura, edição que abordará o tema Democracia e Direito à Cultura. A conferência acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 20h, na Câmara Municipal de Guarulhos.

Para participar, produtores e agentes culturais, artistas, usuários de equipamentos de cultura da cidade, instituições e demais interessados devem se inscrever em bit.ly/inscricaocmc. A inscrição prévia e o credenciamento na data do evento garantem ao participante direito de voto na condição de delegados.

A Guarulhos Cultural aproveita esse momento para conversar com os membros eleitos pela sociedade civil que encerram seu mandato no próximo dia 21, quando serão eleitos os novos membros durante a Conferência.

Como se sabe, o Conselho Municipal de Políticas Culturais é um conselho paritário. Ou seja, metade das cadeiras são ocupadas por membros eleitos pela Sociedade Civil e, a outra metade, por servidores públicos indicados pela Gestão. Paulinho Trewasae é servidor público municipal e esteve como presidente do Conselho entre 2021/2022. Hoje ele compõe a mesa diretora do conselho como vice-presidente.

Diante da importância do papel do servidor público na construção e condução das políticas públicas da cultura e na participação dentro do Conselho e suas comissões, conversamos com o Paulinho que gentilmente nos atendeu para trazer sua visão sobre o atual cenário às vésperas de mais uma Conferência.

O papel do Servidor Público da Cultura em Guarulhos

Os servidores público buscam atender as demandas da sociedade civil através das políticas públicas. A maioria dos funcionários está comprometida com o fazer cultural, buscando melhorias na área cultural de forma a garantir que todas as iniciativas oferecidas pelo poder público seja democratizado para o munícipes e, desta forma, viabilizar e valorizar seu trabalho em Guarulhos“, conceitua Paulinho dando um panorama da sua leitura sobre a participação do servidor no cotidiano cultural da cidade.

Falando sobre o papel do Conselho Municipal de Políticas Culturais, o vice-presidente diz: “O Conselho é a voz da sociedade traz a tona os problemas enfrentados por ambas as partes cobrando soluções para a melhoria do fazer cultural. Um Conselho atuante fortalece o sistema cultural, principalmente as condições internas para desenvolvimento das atividades culturais. Creio que as demandas apresentadas pelo Conselho contribuem, e muito, para ajustes em diversos setores da cultura nesses dois anos“.

O Plano Municipal de Cultura aprovado em 2019 e sancionado em 2020, foi elaborado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais com participação intensa dos servidores públicos ligados ao Conselho. Paulinho destaca que um dos maiores desafios para sua implementação é “garantir que as metas estabelecidas sejam realmente realizadas“. Ele ainda complementa que “os principais desafios do plano estão na absorção de suas metas e ações por parte da sociedade e do poder público para colocá-lo no dia a dia da cidade. Marcar, implementar, discutir, renovar, rediscutir… não podemos deixá-lo esquecido. A busca incessante por soluções faz com que ele saia do papel e se torne realidade, acelerando assim sua implementação“.

Paulinho ainda relembrou o cenário das últimas Conferências: “Acho que o primeiro ponto em 2021 foi a discussão do retorno pós pandemia. Era importante compreender como se  daria esse processo de retomada, considerando que os fazedores de cultura foram os primeiros a parar e os últimos a retornarem a suas atividades. isso impactou bastante os coletivos e artistas, pois era necessário retornar sem abrir mão da segurança. A segunda foram as cobranças sobres políticas públicas, principalmente sobre os fomentos, e que de alguma forma trouxe a reflexão ao poder publico que veio a executar seus editais nos anos posteriores.

Na Conferência falamos sobre o trabalho de todos que aqui estão no contato direto ou indireto com a população e, portanto, é importante que todos servidores estejam cientes das informações que serão tratadas no dia 21 de outubro“, disse o conselheiro sobre a presença dos servidores nas Conferências. “As demandas apresentadas durante a Conferência definirão os trabalhos, as formações, os planejamentos culturais realizados pela Secretaria de Cultura nos próximos dois anos. Desta forma, é necessário se criar de fato uma troca de conhecimentos e colaboração entre os fazedores de Cultura e os funcionários públicos. Os servidores representam o poder público no que se refere a cultura da cidade de Guarulhos, nas suas mais diversas linguagens e representações.

VIII Conferência Municipal de Cultura

A Conferência Municipal de Cultura constitui-se numa instância de participação social, na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil, por meio de entidades culturais e segmentos sociais para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas culturais, que comporão o Plano Municipal de Cultura.

É de responsabilidade da Conferência Municipal de Cultura analisar, aprovar moções, proposições e avaliar a execução das metas concernentes ao Plano Municipal de Cultura e às respectivas revisões ou adequações.

A conferência acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 20h, na Câmara Municipal de Guarulhos, localizada na Avenida Guarulhos, 845, na Ponte Grande.

Para ter direito a voto, é necessária a inscrição prévia até dia 17 de outubro, assim como o credenciamento dos inscritos no dia da conferência no período da manhã.

Para mais informações, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/conferenciadecultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content