Leoni comemora 40 anos de carreira e presenteia público do Sesc Guarulhos com show repleto de sucessos
Show do cantor e compositor contou com grandes hits de sua carreira solo, músicas do Kid Abelha e Heróis da Resistência, além de sucessos de parceiros e amigos
Por Carla Maio
“Um artista que não tem público, não tem uma carreira; ele tem um hobby. Então, se eu tenho uma carreira, eu devo isso a esse público maravilhoso, que vem aos shows, me acompanha, ouve minhas músicas, eu tenho um carinho muito grande por todos vocês”. É nesse clima de festa que o compositor Leoni sobe ao palco do teatro do Sesc Guarulhos nos últimos dias 3 e 4 de novembro, acompanhado da banda Outro Futuro, para show em comemoração de 40 anos de estrada, trajetória brilhante que rendeu ao rock nacional dezenas de hits de sua carreira solo e tantos outros à frente de bandas como Kid Abelha e Heróis da Resistência.
Durante as duas horas de show, Leoni e a banda Outro Futuro deram um espetáculo de carisma, interação com o público, atenção e carinho entre si. Embriagados com letras que dialogam com alguns de seus sentimentos mais secretas, o público reagiu com palmas efusivas e gritos de muita satisfação e delírio, afinal, o que havia ali era o recorte de uma das épocas mais efervescentes da música brasileira, e sim, é sempre gostoso reviver essas emoções.
Leoni abre o show com Educação Sentimental, música que dá nome a um dos mais icônicos álbuns do Kid Abelha, lançado em 1985 e produzido por Liminha, conceitualmente conhecido como um trabalho arrojado e poético. Desse mesmo disco, Leoni traz ainda ao longo do show outros sucessos como Lágrimas de Chuva, A Fórmula do Amor, Garotos e Os Outros, que na voz e violão foi acompanhada pelo público em um coral uníssono de muitas emoções e lembranças. “Tímidos, mas afinados, muito bom!”, vibra Leoni.
Temporada das Flores desperta o sentimento de esperança que tomou conta de todos nós depois dos dias tenebrosos da pandemia. Em Fotografia, a celebração da vida, dos dias passados ao lado dos amigos com calma e simplicidade rememoram a dimensão de contornos suaves dos “laços invisíveis que havia, as cores, figuras, motivos, o sol passando sobre os amigos, histórias, sorrisos e afeto em frente ao mar”, diz a letra.
Leoni lembra com alegria de grandes amigos que já se foram e que tiveram grande impacto em sua carreira e no músico que ele se tornou, e essa memória ganha eco em Quase Sem Querer, de Renato Russo, Exagerado, do amigo e poeta Cazuza, e Chega Mais, da roqueira Rita Lee, além de Baião, do rei Luiz Gonzaga, um pout pourri que deixa o sucesso Notícias de Mim com um astral ainda mais agitado, senão, festivo, com destaque especial para o groove da contrabaixista Carol Mathias, um show à parte.
Depois da apoteose progressiva das guitarras de Antonio Leoni e do estreante Hugo Belford em 50 Receitas, Leoni faz uma pausa para falar de Melhor Pra Mim, música sobre amores que deram certo, sobre relações gentis e generosas. “Essa música fala de um amor que deu tão certo que eu a compus para a minha namorada há 30 anos, e ela continua sendo a minha namorada”, conta Leoni, feliz!
O contraponto dos amores que dão certo entra em Incapacidade de Amar, composição de Leoni que ficou conhecida na voz de Cazuza. Das parcerias ilustres e referências para sua carreira, Leoni traz ainda Alegria Alegria, de Caetano Veloso, e Quase um Segundo, de Herbert Vianna, e confessa: “essa é uma das canções que eu gostaria de ter escrito”.
Das curiosidades desses 40 anos e celebração de inúmeras parcerias, Leoni conta que a guitarra que hoje é de seu filho, uma Fender Telecaster, pertenceu ao primeiro guitarrista da Crisma, Pedro Farah, banda de escola que, em seguida, deu origem ao Kid Abelha. Naquela época, quando Pedro abandonou a banda, o Herbert Viana comprou a guitarra e, anos depois, já neste milênio, deu de presente ao Leoni, que presenteou seu filho, uma das tantas histórias de amor do rock nacional.
Mais que cantar e tocar, no palco, Leoni também dança e interage de maneira absurdamente simpática com o público. Já no finalzinho do show, ele sai em meio à plateia, dividindo o microfone com os fãs em Pintura Íntima, segundo o músico, foi assim que tudo começou. “Quem mais quer cantar comigo?”, brinca o músico, animado!
Leoni volta ao palco para o Bis, e faz voz e violão em Eu Quero Você, e com a banda Outro Futuro, encerra a noite com Por que Não Eu?. Do lado de cá, os fãs esperam que Leoni celebre o vigor da vida com mais shows na cidade, afinal, estaremos sempre um pouco tímidos ao recebê-lo, mas sempre rigorosamente afinados.
Set List
- Educação Sentimental
- As Cartas Que eu Não Mando
- Temporada das Flores
- Fixação
- Nosferatu
- Dublê de Corpo
- Notícias de Mim
- Baião
- Fotografia
- Quase sem Querer
- 50 Receitas
- Os Outros
- Melhor Pra Mim
- Incapacidade de Amar
- Quase um Segundo
- Garotos
- Só pro Meu Prazer
- Lágrimas de Chuva
- Alegria Alegria
- A Fórmula do Amor
- Alice
- Chega Mais
- Pintura Íntima
- Exagerado
Bis
- Como eu quero
- Por Que Não Eu?
Foto da capa: Julia Aluar