fbpx
Notícias

Guarulhos lamenta a perda do violeiro João da Prancha

A cultura popular e a música caipira em Guarulhos perdem o violeiro João da Prancha, nesta segunda-feira, 26. Grande representante e um dos maiores incentivadores da música sertaneja raiz em Guarulhos, João da Prancha era membro assíduo da Orquestra de Violeiros Coração da Viola. A notícia do falecimento do músico, que será enterrado amanhã, dia 27 de abril, no cemitério Primavera I, em Guarulhos, deixou amigos e familiares arrebatados.

João da Prancha nasceu em 13 de março de 1943 em Pompéia, no interior paulista. Os amigos contam que João era um homem grato, simples e que guardava em suas palavras a sabedoria que os anos de estrada junto à música lhe permitiu.

João sempre esteve ao lado de grandes parceiros da música sertaneja, seus amigos Vera Bianca, Jair Bueno, Claiton Carvalho, Guaru e o companheiro na Orquestra de Violeiros Coração da Viola, Sêo Oliveira, pessoas com as quais participou de importantes eventos do gênero, como o Sertanejo Raiz, o Sertanejo Vila Barros com encontros de música na bocha, o Café com Viola, Viola Viva, e muitos outros momentos de muita música e amizade.

Como integrante da dupla Toshio e João da Prancha, o violeiro levou a música caipira que criou raízes nas terras dos índios Guarus para muitos palcos, deixando importante legado para a cultura popular guarulhense.

A sanfoneira Vera Bianca, uma das responsáveis pelo Café com Viola, lamenta profundamente a perda de mais um ícone da cultura caipira. “Nosso querido João da Prancha nos deixa após décadas de defesa da nossa música sertaneja raiz. Tanto pela sua coordenação nas domingueiras sertanejas no clube da Bocha de Vila Barros, quanto na sua atuação na orquestra de violeiros Coração da Viola, ele deixa sua marca na cultura da nossa cidade e região. Fará muita falta nosso querido violeiro”.

Em meio a inúmeras recordações, Vera lembra-se de uma ocasião em que os instrumentos e aparelhos de som de João da Prancha foram furtados e, com eles, o violão de estimação do músico. “Fiquei muito compadecida com essa perda, então, eu e os amigos violeiros organizamos uma vaquinha para colaborar e repor o prejuízo que ele teve. João da Prancha ficou muito grato e sempre que podia, manifestava essa gratidão, ele nunca se esqueceu disso”, conta Vera, triste e muito emocionada pela partida do amigo.

O violeiro Jair Bueno também prestou saudosa homenagem a João da Prancha. “Ele sempre foi um grande amigo, um homem que deixou importante legado para a música sertaneja na cidade, um grande cantor e tocador”, diz Bueno com a voz embargada de emoção.

O velório do músico João da Prancha acontece das 10:30 às 13:30 no cemitério Primavera I. Por conta da pandemia, a solenidade é aberta somente aos familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo