fbpx
Notícias

Havana promove encontro de leitura da obra Persépolis, da iraniana Marjane Satrapi

Nessa graphic novel, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama – e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.

Persépolis, autobiografia em quadrinhos da iraniana Marjane Satrapi, é o livro escolhido pelo Clube de Leitura do Havana para bate-papo no dia 27 de abril, sábado, excepcionalmente às 16h, na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro. Durante o encontro, os participantes têm a oportunidade de compartilhar experiências sobre essa graphic novel em uma calorosa roda de conversa.

Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita – apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama – e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.

Marjane Satrapi nasceu em Rasht, no Irã, em 1969, e atualmente vive em Paris. Estudou no liceu francês de Teerã, onde passou a infância. Bisneta de um imperador do país, teve uma educação que combinou a tradição da cultura Persa com valores ocidentais e de esquerda. Aos 14 anos partiu para o exílio na Áustria, e depois voltou ao Irã para estudar belas-artes. Estabelecida na França como autora e ilustradora, Marjane ainda voltou à narrativa de memórias no livro Frango com Ameixas, baseada em relatos de seu avô.

A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 439, centro – Guarulhos/SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo