fbpx
Notícias

Aline Rissuto lança Conecte-se, música que dá nome ao novo EP da cantora guarulhense

Profunda, íntima e reflexo de intensa conexão pessoal e artística são características que definem “Conecte-se”, nova música da cantora guarulhense Aline Rissuto, terceiro single lançado nesse período de pandemia que chega às plataformas de streaming no próximo dia 16 de julho. “Conecte-se” marca ainda o lançamento do EP autointitulado da cantora. Para acompanhar os trabalhos de Aline Rissuto, acesse o perfil da artista no Spotify .

Intimista e tensa, “Conecte-se” é a faixa de abertura do álbum. Os arranjos de violoncelo criados por Rodrigo Hipollyto e executados por Franklin Bonafé, e piano elaborados por Aline Rissuto para o single revelam emoções e sentimentos distintos. Em um primeiro momento, a tonalidade menor cria certa tensão e tematizam a busca da protagonista por conectar-se consigo mesma. Com o desenrolar da narrativa, a parte mais ritmada da música sugere sua libertação e renascimento.

Satisfeita com o resultado e com a devolutiva que vem recebendo desde o lançamento das canções Exílio, no início de abril, e Desvolta, em meados de maio, Aline confessa grande expectativa em relação ao lançamento de “Conecte-se”. “Alcançamos um resultado bastante satisfatório nos arranjos da música. Ela apresenta uma temática baseada em experiências pessoais, um repertório de vivências e sensações que se entrelaçam com leveza às demais composições, explica Aline”.

Foto: Anderson Moura

Para potencializar ainda mais esse trabalho, a cantora disponibilizou em seu canal oficial no YouTube os videoclipes do EP “Conecte-se”, com imagens gravadas e captadas por Anderson Moura, na Fazenda Dummont, em Bragança Paulista/SP.

Laboratório de criação de canções

De acordo com Aline, “Conecte-se” é a música mais intensa que já compôs. “A primeira parte eu compus em novembro de 2019 após uma experiência de conexão pessoal e espiritual, e ela ficou martelando em mim, ela falava comigo como se me pedisse para ser ouvida, a canção me pedia pra nascer, e todos os dias, mesmo executando outras atividades, ou na hora de dormir, eu pensava em cada frase, cada palavra e cada cadência que eu queria para ela”, revela Aline, satisfeita por tê-la terminado nesse período de inspiração.

Ao longo de todo o processo de criação do EP, que coincidiu com o período de distanciamento social, Aline adentrou madrugadas criando músicas, letras e arranjos. “A música me salvou, amenizou um sentimento de vida roubada que a pandemia trouxe, então, abrandei meu coração e trasbordei minhas angústias e emoções em forma de canção, de arte”.

Foto: Anderson Moura

Recém-formada no curso de pós-graduação em Canção Popular da Faculdade Santa Marcelina, Aline participou de um curso de composição com o músico Rodrigo Bragança, guitarrista do grupo Música de Montagem. Motivada, cheia de ideias e com a textura das sonoridades muita clara em sua mente, ela conta que dedicou tempo suficiente para elaborar as músicas com calma. “Tanto a pós-graduação em Canção Popular como os elementos estudados no curso de composição foram essenciais nesse momento de criação, tive tempo para construi-las dia após dia, de dar a elas a atenção que mereciam, elaborar esboços de palavras, usar esse processo como verdadeiro laboratório para a criação dessas canções”.

O resultado dessa metodologia, segundo Aline, é um álbum com uma unidade muito particular, com músicas que nasceram sem a pretensão de se tornarem parte de um álbum. “As músicas se conectaram umas às outras de forma muito autêntica e orgânica, e quando percebi, elas já estavam ali, naturalmente conectadas, e foi então que me dei conta de que tinha um material para um novo EP”.

De modo abrangente, a cantora avalia que, nesse período, compôs mais do que o normal. “Essa fase de composição foi muito especial, percorri um caminho que não fugiu da identidade dos trabalhos anteriores, pelo contrário, há um diálogo intenso entre eles, que agora culmina com uma fase mais intimista, de amadurecimento musical, pessoal, de repertório de vida, quando entendo quem eu sou como pessoa e como compositora”.

Apontando para o futuro, Aline já se prepara para criar um full-length album, aproveitando sua profunda imersão em momentos criativos que parecem não ter fim. Isso indica que, em breve, Aline Rissuto nos trará novidades, excelentes novidades.

Carreira

O primeiro trabalho de Aline Rissuto foi lançado em 2017, o EP “Meu Ego”. Em 2019 a cantora lançou o disco “Passo”. A cantora já se apresentou em diversos festivais de música pelo país, com um repertório de releituras de músicas consagradas da música brasileira e trabalhos autorais.

Foto: Anderson Moura

Em recente entrevista para a Guarulhos Cultural, Aline fala da figura da mulher no mercado fonográfico, formação e carreira, revelando um perfil empreendedor, extremamente engajado em ampliar a participação feminina no cenário musical. Para ler a entrevista, clique aqui.

Aline tem também uma carreira sólida na área da educação musical. Após formar-se bacharel, ingressou no curso de pós-graduação em educação musical, período em que participou de diversos cursos com importantes educadores de níveis nacional e internacional. Começou então a dar palestras, workshops e treinamentos para educadores de diversas partes do Brasil.

Para saber mais sobre Aline Rissuto, ver fotos e vídeos de seu trabalho, acesse https://www.alinerissuto.com.br/

Foto de capa: Patrícia Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo