Nova etapa da série Cinema que me Representa aborda riqueza dos documentários
Artigo de Fernanda Carvalho sobre o documentário Na marca do pênalti, dos guarulhenses Daniel Neves e Renato Queiroz, vai ao ar no próximo sábado
O olhar sensível da atriz, iluminadora, professora, produtora e diretora teatral Fernanda Carvalho para a produção cinematográfica nacional alcança um novo patamar no próximo sábado, 25 de setembro, com a publicação da crítica de Na marca do pênalti (Brasil, 2017, 17 min, livre), produção da Companhia Bueiro Aberto dos guarulhenses Daniel Neves e Renato Queiroz, filme que retrata a jornada do time de futebol A.D Guarulhos no campeonato “Copa São Paulo”.
Além de Na marca do pênalti, essa nova etapa de publicações é composta por artigos que falam de documentários produzidos em Guarulhos, documentários nacionais e estrangeiros. O foco de Fernanda Carvalho é a produção nacional, sem perder de vista a contribuição que produções estrangeiras podem ter na análise desse gênero.
“A ideia é abordar a grande produção de documentários, falar de sua riqueza, e importância dessa criação para a manutenção histórica de um acervo que condiz com a realidade do país e representa pessoas comuns, com suas vidas, anseios, desejos e expectativas”, observa. Fernanda também aponta o papel fundamental da crítica para a movimentação da cadeia do audiovisual, colocando-a em lugar de destaque na formação de público.
Para acompanhar os artigos de Fernanda Carvalho da série Cinema que me Representa aos sábados, fique atento ao site da Guarulhos Cultural www.guarulhoscultural.com.br.
Quem é Fernanda Carvalho?
Fernanda Carvalho nasceu no município de Guarulhos em 30 de agosto de 1988. Desde criança sonhava com os palcos e sua primeira empreitada nas artes cênicas foi aos 10 anos, em um grupo da Escola Estadual Therezinha Closa Eleutério, um estudo sobre um livro, mas nada passou do primeiro dia de ensaio. Estudou até os 12 anos nessa escola, no Bairro do Pimentas, periferia de Guarulhos. Foi só em 2002 que teve a oportunidade de iniciar seus estudos em oficinas culturais, o que resultou na peça “Macbeth” de William Shakespeare, dirigida por Heitor Saraiva. No ano seguinte, encenou “A morta” de Oswald de Andrade. Formou-se na Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos no curso de iluminação. Em 2012, cursou Teatro na Faculdade Paulista de Artes. No segundo semestre de 2015, iniciou os estudos na SP Escola de Teatro no curso de direção.
Trabalha na Prefeitura Municipal de Guarulhos como Iluminadora e trabalhou na Escola Viva de Artes Cênicas, atuando como assistente pedagógica nos processos artísticos da escola. Mestra da turma VII, dirigiu o espetáculo InCômodos resultado da pesquisa cênica da turma. Atualmente integra um grupo que iniciou na SP Escola de Teatro, com a pesquisa cênica Carnificina. Em 2018 dirigiu seu primeiro documentário, “Através dos seus olhos” com a Companhia Bueiro Aberto, trabalho apresentado no festival do Sesc Madureira, no Rio de Janeiro. Atuou também com a companhia no longa “Para Miguel com Amor”. Em 2019, dirigiu uma experiência cênica sobre a lenda amazônica de Iara. Já em 2020, por conta da pandemia ficou em processos de audiovisual e lives que resultaram em “EU”, documentário que fala de sua própria experiência com depressão, “Entre Paredes” e “Coveiro”, projetos criados de forma independente, na cidade de Guarulhos com o Coletivo Costura. Ainda em 2020, estreou Presos aqui em nossa liberdade, um processo de montagem do grupo Arlequim de teatro. Participou da gravação da radio novela “Renúncias” com a Cia Entre mundos, que a levou a conhecer suas parceiras da Cia Entre Elas.
Acompanhe a Guarulhos Cultural
A Guarulhos Cultural é uma plataforma de jornalismo cultural que divulga as atividades artísticas da cidade de Guarulhos. Diariamente, o site apresenta notícias do que está sendo produzido e apresentado na cidade, além de reportagens especiais, entrevistas e uma Agenda Cultural com os destaques da semana que é publicada às sextas-feiras.
Além das críticas de Fernanda Carvalho publicadas aos sábados, você também pode encontrar na Guarulhos Cultural dicas de cultura local às terças-feiras com o SEGUE O LINK e, as quintas, sempre duas pessoas contam suas experiências com a cultura da cidade através do podcast ‘1001 noites de cultura em Guarulhos’.
Pelas redes sociais você ainda pode ser ver, compartilhar, comentar e participar de tudo o que está acontecendo. Aos finais de semana pelo stories do Instagram você ainda pode acompanhar os bastidores da produção cultural pelo DROPS.
Serviço
Cinema que me Representa – Críticas de Fernanda Carvalho
Todos os sábados no site da Guarulhos Cultural