fbpx
Agenda Cultural

Agenda Cultural – de 7 a 13 de janeiro

2022 acabou de chegar e a programação de eventos culturais em Guarulhos já está a todo vapor

As atividades do Sesc Guarulhos vão desde show do músico Marcelo Jeneci a oficinas gratuitas nas áreas de Artes visuais, tecnologias, teatro, audiovisual, literatura e meio ambiente. No audiovisual, a Companhia Bueiro Aberto estreia Escrevendo o mundo, documentário sobre a rotina escolar de professores e alunos da EJA, enquanto o Programa Visite GRU lança minissérie com o panorama dos lugares, atrações, cultura e eventos da cidade de Guarulhos.

Nesta sexta, dia 7, a Companhia Bueiro Aberto estreia Escrevendo o mundo, documentário que mostra a transformação que professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) promoveram na Escola Estadual João Álvares de Siqueira Bueno, no Jardim Tranquilidade. Com roteiro e direção de Daniel Neves, Escrevendo o mundo ficará disponível no canal do coletivo no YouTube.

Nos dias 7, 8 e 9 de janeiro, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 18h, o Sesc Guarulhos abre o ano trazendo ao palco o cantor, compositor e instrumentista Marcelo Jeneci, que apresenta show de seu mais recente trabalho, o disco “Guaia”, lançado em 2019, além de passear por repertório de seus primeiros álbuns. Os ingressos estão disponíveis no site https://www.sescsp.org.br/unidades/guarulhos/ e custam 40$ (inteira) e 20$ (meia-entrada e credencial plena).

Em suas redes sociais no Youtube, Facebook e Instagram, a Gru Convention estreou o Programa Visite GRU, minissérie multiplataforma dividida em 15 episódios, que vai ao ar sempre às terças-feiras, às 18h, e quintas, às 11h. O programa tem como objetivo revelar lugares, atrações, cultura e eventos da cidade de Guarulhos e tem como base o Guia 100 Lugares para Conhecer em Guarulhos.

Pretos em Conexão

Até o dia 10 de janeiro estão abertas as inscrições para curso online sobre cultura negra e produção cultural, oferecidas gratuitamente pelo coletivo Pretos em Conexão. O tem como objetivo o fortalecimento de pessoas pretas por meio da formação de agentes facilitadores da cultura negra. O curso objetiva ainda facilitar o acesso à informação sobre racialidades para a população periférica e, para tanto, será realizado por meio do aplicativo WhatsApp. Saiba mais sobre como participar clicando aqui.

Revolução das 30

Ação de empoderamento feminino com narrativas e trajetórias de mulheres com experiências diferentes, A Revolução das 30 + acaba de lançar financiamento coletivo para dar continuidade às etapas do projeto. Disponível na plataforma Kickante no endereço https://nova.kickante.com.br/financiamento-coletivo/a-revolucao-das-30, o projeto tem meta de R$50 mil e aceita contribuições a partir de R$5,00. Os colaboradores recebem recompensas diversas, dentre as quais ensaio fotográfico, ingressos para experimento cênico, livro, entre outros, conforme o valor de contribuição, que pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão. Saiba mais sobre o projeto e colabore clicando aqui.

Votação popular

Foto: Carla Maio

Que tal colaborar com a escolha de uma obra que será premiada e passará a compor o acervo de Artes Visuais do município? Até o dia 27 de fevereiro, a Secretaria de Cultura promove votação popular das obras do 17º Salão Nacional de Arte Contemporânea. Nessa fase será atribuída uma única premiação para a obra mais votada.

Para votar os interessados devem acessar o site http://servicos.guarulhos.sp.gov.br/destaques/cultura/17o_salao_artes_visuais/index.html e escolher uma das obras disponíveis nas categorias Fotografia, Pintura, Gravura, Instalação, Desenho, Escultura, Arte Digital e Arte-Objeto. É possível ampliar a imagem da obra ao clicar em cima da foto e é permitido escolher uma única obra. O resultado será divulgado em Diário Oficial a partir de 1º de março. Saiba mais sobre o Salão Nacional de Guarulhos, clique aqui.

Marcos Davi Lisboa

Foto: Marcus Hausser

A Guarulhos Cultural conversou com o violonista e compositor Marcos Davi Lisboa, que nasceu em Porto Alegre, mas mora em Guarulhos há muitos anos. Recentemente, o músico lançou Sete, terceiro álbum solo, coletânea gravada entre Brasil e França, disco que celebra trajetória de mais de 30 anos de trabalho árduo para dar visibilidade à música instrumental.

Como aconteceu com muitos artistas de diferentes linguagens, a pandemia impediu que Lisboa fizesse apresentações para mostrar o novo trabalho, a divulgação ficou comprometida e se voltou exclusivamente às plataformas de streaming. Confira essa entrevista exclusiva com o músico clicando aqui.

1001 Noites de Cultura em Guarulhos

Antonio e Kelly estão no podcast dessa semana

No episódio 0045 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos, Vitor Souza recebe o agente cultural Antonio Edson e a violeira, cantora e educadora musical Kelly Rissuto. Servidor da Secretaria de Cultura, onde atua com as Artes Visuais, Antonio é formado em História da Arte pela Unifesp e integra o Atelier Conexões desde 2011. Ex-aluna do Conservatório de Guarulhos, Kelly participa ativamente de diversos projetos didáticos envolvendo a viola, ministra treinamentos para professores sobre prática de conjunto com viola caipira. Confira esse bate-papo, clique aqui.

Confira a programação de eventos da cidade na Agenda da Guarulhos Cultural em https://guarulhoscultural.com.br/agendacultural/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content