fbpx
Notícias

Exposição com desenhos de retratos revela questões sociais da região da cracolância

A mostra é composta por desenhos de retratos ao vivo, experiência artística que Gilberto Vançan vivenciou por um período de cinco anos na região da cracolândia, no centro de São Paulo

Retratos que revelam temas pertinentes a pautas contemporâneas como desigualdade social, saúde pública, questões de gênero, aporofobia, misoginia, diversidade racial, invisibilidade, apagamento, individualidade e coletividade. Entre os dias 13 de maio e 13 de agosto, de terça a sexta, das 9h às 17h, sábados e domingos, das 14h às 18h, o Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael, na Vila Galvão, recebe a exposição Invisíveis Visíveis, de Gilberto Vançan.

A mostra é composta por desenhos de retratos ao vivo, experiência artística que Vançan vivenciou por um período de cinco anos na região da cracolândia, no centro de São Paulo. Nesse período, o artista estabeleceu contato com pessoas e situações presentes nesse território: usuários, moradores de rua, repressão policial, insalubridade, abandono social, violência, criminalidade, e toda sorte de conflitos relacionais e afetivos. 

“Descobri no desenho de retrato ao vivo uma estratégia para criar interações nesse ambiente, o que me colocou de frente com um imenso arco de angústias humanas e questões da nossa contemporaneidade”, explica.

Com a exposição no centro permanente da Vila Galvão, o artista deseja promover abertura para a reflexão e conscientização sobre aspectos urgentes e profundos da natureza humana. 

O Centro Permanente de Exposições de Arte – Prof. José Ismael fica na Praça Cícero Miranda, S/Nº, no Lago de Vila Galvão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo