fbpx
Notícias

Companhia Bueiro Aberto estreia Havana: Resenha, Futebol e Luta em seu canal no YouTube

Documentário conta a trajetória do time cuja atividade não se limita somente ao esporte ao criar comprometimento com a luta social.

Depois de circular pela Mostra Guarulhense de Cinema e pelo CINEfoot (Festival de Cinema de Futebol), a Companhia Bueiro Aberto estreia o documentário Havana: Resenha, Futebol e Luta, de Renato Queiroz, no canal do coletivo no YouTube no próximo dia 17 de fevereiro. O longa-metragem conta a trajetória do time de várzea Havana Futebol Clube e, através desse cotidiano, descobre a riqueza do futebol popular do Havana, que não se limita somente ao esporte ao criar comprometimento com a luta social.

O diretor Renato Queiroz, que passou cerca de um ano e meio acompanhando as atividades realizadas pelo time, apresentou um documentário que contém bastante observação. “Eu queria entender mesmo como funciona esse negócio de ser um time politizado no ambiente da várzea, que é popular, mas também contraditório e multifacetado”. Para compreender esse processo, Renato conta que foi preciso ir à raiz do time. 

Em julho do ano passado, Renato Queiroz conversou com a Guarulhos Cultural e contou como o filme foi idealizado e o modo como um grupo de amigos buscou uma identidade na qual fosse possível abertura para a criticidade dentro da cultura do futebol. Para ler a reportagem completa, clique aqui.

O Havana é formado por um grupo de amigos, estudantes que se reuniam no antigo Espaço Cultural Florestan Fernandes, pólo de articulação para formação política, atividades artísticas e ativismo. Após terminarem a graduação, esse grupo de amigos decide formar uma torcida organizada de esquerda, a Força Jovem A.D. Guarulhos. “Daí para frente, em dez anos de atuação, a torcida do antigo AD se torna referência de luta social no espaço do futebol. Apesar disso, a relação da torcida com a diretoria do time foi se tornando cada vez mais tensa, o que levou ao rompimento em 2018”, explica Lionel Fontanesi, presidente do Havana.

Esse processo que culminou com o rompimento com a diretoria do time e a descoberta do futebol de várzea como espaço comunitário foi documentado pela Companhia Bueiro Aberto em dois filmes, Na Marca do Pênalti e Um Dia de Várzea. Havana: Resenha Futebol e Luta é o terceiro filme da Companhia Bueiro Aberto com o tema de futebol, acompanhando a evolução desse grupo, a força jovem, seu momento atual de maturidade e de maior sucesso como movimento social.

O Havana Futebol Clube atua hoje em diferentes frentes, é time de várzea, tanto  masculino quanto feminino, é escolinha de futebol, formando meninas e meninos para atuarem no time posteriormente, e é um clube popular de esportes, que oferece gratuitamente aulas de boxe, jiu-jitsu, basquete e atendimento psicológico. São oferecidas eventualmente oficinas de formação social e esportiva e atividades de solidariedade em movimentos sociais como a  Ocupação Maria da Penha, no Jardim São João.

O filme foca não apenas na origem do Havana, mas acompanha in loco as ações do time na escolinha de futebol, os jogos do time feminino, atividades junto ao MTST e a busca incessante pelo gol e pela primeira vitória do time masculino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo