Agenda Cultural – de 15 a 21 de outubro
Programação de eventos da cidade é marcada pela reabertura do teatro do SESC Guarulhos e gala lírica da Orquestra Jovem em homenagem ao compositor italiano Giuseppe Verdi
A espera finalmente terminou e o SESC Guarulhos reabre o teatro da unidade neste final de semana, com show do cantor, compositor, multi-instrumentista e poeta recifense Siba na sexta, 15, e sábado, 16, às 20h, e no domingo, 17, às 18h. O retorno em grande estilo marca reabertura do teatro da unidade, sem atividades presenciais desde março do ano passado. Os ingressos estão disponíveis online no site sescsp.org.br/guarulhos. É possível adquirir os ingressos pessoalmente somente no Sesc Guarulhos. Os ingressos custam R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada e credencial plena).
O compositor italiano Giuseppe Verdi é homenageado em Gala Lírica com a Orquestra Jovem neste sábado, 16, às 20h, espetáculo da Série No Mundo da Ópera no Teatro Adamastor. Os ingressos para o concerto que integra o 1º Festival de Ópera de Guarulhos são limitados a 300 lugares e estão disponíveis para retirada gratuita no site http://orquestrasdeguarulhos.com/. O espetáculo também será transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube e no Facebook.
A regência do espetáculo é de Silvio Viegas, Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Palácio das Artes, especialista em ópera e responsável pela seleção das peças apresentadas durante o concerto. Com a participação dos cantores Paulo Mandarino e Marly Montoni, a homenagem promove um passeio por peças de diferentes momentos e fases da obra de Verdi, das mais conhecidas às inusitadas. A Gala Lírica é um concerto composto por árias, série de peças cantadas, selecionadas a partir de várias óperas diferentes.
Até 5 de novembro, o Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos oferece exposição de seu acervo documental e fotográfico ao público. A iniciativa celebra o mês de outubro, conhecido como o mês das crianças e dos professores. A exposição, que em meio ao acervo conta com acervo particular da professora Nicolina Bispo, autora do Hino a Guarulhos, fica aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 17. O Arquivo Histórico fica na Av. Monteiro Lobato, 734, no bairro Macedo, junto ao complexo do Centro Municipal de Educação Adamastor.
Semanalmente, o Espaço Livre Café Bar oferece programação especial para quem gosta de música boa e excelentes leituras. Nesta sexta, às 19h, Luy Viana e Roger Viana comandam o cardápio musical do karaokê ao vivo, excelente pedida para quem não tem reservas quanto a soltar a voz. No sábado, das 17h30 às 21h, é noite de Samba da Gafiera, Forró, Soltinho e Bolero com o professor Enemir Franco.
17º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos
A Secretaria de Cultura divulgou o resultado da primeira etapa da seleção, por fotos, do 17º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos. Com um total de 730 inscrições, o Salão tem como objetivos incentivar reconhecer e divulgar a produção cultural dos artistas contemporâneos da cidade e do país como um todo, estimular a produção artística e pesquisa de caráter estético e permitir intercâmbio criativo entre eles. Para conferir o resultado, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/17o-salao-nacional-de-arte-contemporanea-de-guarulhos.
De um total de 1871 obras avaliadas pela comissão técnica, 81 inscrições foram invalidadas por não contemplar o regulamento do edital. Para a segunda fase foram selecionadas 194 inscrições de 188 artistas, totalizando 318 obras que participarão da etapa seguinte.
Coleóptero Multimetrificado
O artista André Bizorão é o novo colaborador da Guarulhos Cultural. A partir dessa semana, Bizorão passa a ser responsável pela coluna Coleóptero Multimetrificado, uma seleção de artigos de Opinião em que o artista se dedicará ao debate de temas polêmicos e controversos, além de amor, alegria e dedicação ao fazer cultural.
Nesta semana, Bizorão publica o artigo Guarulhos não é um celeiro Cultural, texto em que aborda a força que a referida frase ganha ao ser dita e repetida inúmeras vezes, incomodando-o a tal ponto que ele decide questionar: “Por que Guarulhos não é um celeiro cultural?” Confira o artigo, clique aqui.
Cinema que me Representa
No Cinema que me Representa deste sábado, Fernanda Carvalho aborda assunto polêmico com o documentário Ayahuasca- Expansão da Consciência (Brasil, 2018, 59:58 min, livre) filme com roteiro e direção de Fausto Noro. O documentário trata sobre os processos de expansão da consciência e, para tanto, no período de gravação, o documentarista se propõe a abordar de diversas formas sua busca particular de curar sua relação com seu pai.
1001 Noites de Cultura em Guarulhos
No episódio 0033 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos, Vitor Souza recebe o ator e produtor Adenor de Souza e o artista multimeios, palhaço e ator André Bizorão. Adenor é morador de Guarulhos e atualmente trabalha como produtor de teatro na cena da cidade. Ele também trabalhou como ator em diversas novelas da Rede Globo, dentre as quais Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999). Além de criador da produtora audiovisual Amalgamídia e incontáveis realizações, Bizorão é fundador da Cia. Los Xerebas em 2008, coletivo pioneiro nas técnicas de improvisação associada a linguagem do palhaço na cidade de Guarulhos. Não dá para perder esse bate-papo. Para ouvir, acesse https://guarulhoscultural.com.br/1001-noites-de-cultura-em-guarulhos-com-adenor-e-bizorao/.
A programação de eventos culturais da cidade vai ficando cada dia melhor. Acompanhe a Agenda da Guarulhos Cultural em https://guarulhoscultural.com.br/agendacultural/.