fbpx
Agenda Cultural

Agenda Cultural – de 22 a 28 de outubro

Confira a Agenda de eventos que a Guarulhos Cultural selecionou para você se divertir. Tem teatro com encenação de Morte e Vida Severina pelo Grupo InCenna, a ópera O Cônsul com a Orquestra Gru Sinfônica, contação de história com os Doutores do Riso Curativo, programação especial do Café Livre Café Bar e muito mais!

A sexta-feira promete uma grande noite com a continuidade do 1º Festival de Ópera de Guarulhos. Às 20h, a Orquestra Gru Sinfônica apresenta o espetáculo O Cônsul, ópera em três atos do compositor ítalo-americano Giancarlo Menotti, com reapresentação no domingo, dia 24, às 19h, no Teatro Adamastor. Os ingressos são limitados a 300 lugares e estão disponíveis para retirada gratuita no site http://orquestrasdeguarulhos.com/. O espetáculo do dia 24 também será transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube e no Facebook.

Um pouco antes, às 19h, a escritora Guilhermina Helfstein participa de Noite de Autógrafos com cotação de histórias e apresentação musical do músico José Ricardo, no Espaço Livre Café Bar. No sábado, 23, às 19h, Kelly Rissuto e Paula Bueno apresentam releituras de música brasileira e pop-rock. O Espaço Livre Café Bar fica na Av. Salgado Filho, 1453, centro – Guarulhos/SP.

Nos dias 23, 24, 30 e 31 de outubro, às 19h, os atores do Grupo InCenna, da Academia de Teatro DR&T, apresentam o espetáculo Morte e Vida Severina, no Auditório Pedro Dias Gonçalves, na Biblioteca Monteiro Lobato. Escrito entre 1954 e 1955, o poema dramático Morte e Vida Severina é a obra-prima do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia entrada para estudantes, professores, maiores de 60 anos). A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 349, no Centro.

E pra você que vai ficar em casa, os Doutores do Riso Curativo acabam de lançar Histórias de Boca com Zé Lorota e Maria Fofoca, websérie com 15 episódios de contação de histórias, disponibilizada semanalmente no canal da trupe no YouTube. Para assistir ao primeiro episódio, O Mel de Anhapunhá, acesse https://www.youtube.com/watch?v=o4DqSrdCl00&t=560s

1001 Noites de Cultura em Guarulhos

Carlão e Marcos no Podcast 1001 noites

Está no ar o episódio 0034 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos, que nesta edição recebe o músico, compositor e agente cultural  Carlos José Fernandes Neto – o Carlão do Samba do Sino, eo compositor, arranjador e cantor Marcos Robson. Na estrada há 15 anos, Marcos Robson possui grande bagagem profissional, participou de festivais em Guarulhos e canta na noite. Já o Carlão é fundador  do  Samba  do  Sino e, atualmente  é  membro  da Comissão  Executiva do  Fórum  Permanente  do  Samba em  São  Paulo. Carlão também apresenta o  podcast  Samba  do  Sino  Bate  Papo  pela Guarumusic. Para ouvir o episódio, clique aqui.

Entre o Homem e a Natureza – Claudinei Monteiro

Cerca de 40 alunos do 9º ano da Escola Estadual Jardim Fortaleza II visitaram a exposição “Entre o Homem e a Natureza”, do artista plástico e professor Claudinei Monteiro, em exposição na Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro. A montagem conta com 34 obras, dentre as quais pinturas sob cédulas, pinturas e desenhos de paisagens surrealistas e olhos atentos para que o público possa refletir sobre questões humanas, sociais e ambientais. A visita integra a metodologia de ensino das disciplinas Artes e Projeto de Vida e Tecnologia ministradas à turma por Claudinei. 

Sob curadoria de Caroline Esteves, a exposição “Entre o Homem e a Natureza” é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e ficará disponível ao público até o dia 5 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 349, no Centro. Leia a matéria completa em https://guarulhoscultural.com.br/estudantes-da-escola-jardim-fortaleza-ii-visitam-exposicao-na-biblioteca-monteiro-lobato/

Escola Viva de Artes Cênicas

Foto: Carla Maio/PMG

Alunos do módulo I da Escola Viva de Artes Cênicas participaram de encontro presencial teste na noite da última quarta-feira (20), no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade. As aulas desse módulo tiveram início em agosto, e acontecem de forma online até o mês de dezembro. Além de permitir que professor e participantes se conhecessem pessoalmente, o encontro teste retomou a parte técnica das danças abordadas com a turma de modo remoto, capoeira de Angola, coco de roda e batuque de umbigada, momento para que os alunos pudessem tirar dúvidas, rever os passos, jogar juntos e interagir, sem deixar de seguir os protocolos de segurança contra a Covid-19. Leia a matéria completa em https://guarulhoscultural.com.br/alunos-da-escola-viva-de-artes-cenicas-se-reunem-no-teatro-padre-bento/

SESC – O retorno

Foto: Eduardo Santana/Sesc Guarulhos

No último final de semana, o André Bizorão cobriu a reabertura do teatro do SESC Guarulhos, depois de mais de um ano e meio sem atividades presenciais. Nessa ocasião, ele teve a oportunidade de entrevistar o músico Siba. Confira esse texto bacana em que ele fala com muita alegria e graça da deliciosa sensação de estar de volta a esse espaço incrível. Para ler o artigo, acesse https://guarulhoscultural.com.br/sesc-o-retorno/.

Caminhada Virtual da AAPAH

Sabe qual foi o primeiro local a vender pizzas em pedaços em Guarulhos? Para abordar essa e outras curiosidades e promover o conhecimento geral sobre a história da cidade, a Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH) criou a Caminhada Virtual da AAPAH, ferramenta para consulta digital disponível no site https://caminhada.aapah.org.br

Danielle Carvalho

Visitar recordações, lembranças pessoais e trabalhar com a criação da memória coletiva. Dentre as ações de fomento à leitura desenvolvidas por Danielle Carvalho da Silva Santos, jovem de 22 anos, bolsista do Programa Agentes de Leitura, estão as oficinas realizadas pelo Projeto Girassol, coletivo formado por mulheres em 2018 no bairro Vila Carmela, região de Bonsucesso, onde ela mora com seus pais.

Danielle conheceu o Projeto Girassol através de sua mãe, que também frequenta as oficinas oferecidas pelo espaço. Para além da possibilidade de inserir a leitura em um contexto de empoderamento feminino, a jovem observou a iniciativa como uma oportunidade de trabalho com atividades de fomento ao livro, à leitura e à literatura. Leia a matéria completa em https://guarulhoscultural.com.br/agente-de-leitura-promove-atividades-com-participantes-de-projeto-social-na-vila-carmela/.

Carpição Ressignificação e Permanência

Foto: Rodrigo Medrado/PMG

A essência da festa da carpição e as relações de diferentes grupos e manifestações da Cultura Popular guarulhense integram duas publicações do Projeto Carpição Ressignificação e Permanência, Fé, Festas e Culinária e Fé, Festas e Violas (Editora Amiga), obras do produtor cultural e diretor executivo da Tádito Produção Diego Dionísio. As publicações são parte do projeto contemplado pelo FunCultura, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. Saiba mais sobre as publicações aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo