No próximo sábado, dia 23 de setembro, das 14h às 18h, o Coletivo 308 oferece Oficina de Máscaras e Performance Coletiva com o artista Paulo Brazyl, resultado do Projeto AndradeAr, trabalho de pesquisa sobre a vida e a obra do escritor Mário de Andrade. A oficina é destinada a professores, artistas visuais, performers, atores e demais interessados por produções artesanais orientadas pela colagem e pela utilização da máscara como ferramenta. As vagas são limitadas.
A produção de máscaras é orientada pelo módulo básico ministrado pelo artista, utilizando a colagem para composição de uma expressão desejada, de um gesto, um movimento que será realizado pelo Coletivo. Para esse encontro, será usado um “jogo” muito utilizado por Mário de Andrade em Macunaíma: “SECUNDAR”, que consiste basicamente em uma pergunta e uma resposta, podendo ser, por exemplo, a pergunta uma isca para capturar o outro a partir de sua resposta como o gigante Venceslau faz para capturar e matar o herói salvo pelo irmão mais velho, feiticeiro.
O valor do material por aluno é R$ 20 e inclui SACOLA KRAFT em formato adequado para ADULTOS; material impresso para recorte e composição das expressões; fita adesiva e fita plástica para fechamento da peça.
No intervalo acontece a performance a partir de uma DERIVA pelo território, com tempo de duração de aproximadamente 60 minutos.
Sobre o artista
Paulo Brazyl, 60, artista da imagem no Empório Do Furo Ao Pixel, realiza desde 2005 pesquisas e experimentações no campo da fotografia,, do audiovisual e das artes visuais. Desde 2018 dedica-se ao projeto #AndradeAr, uma mergulho na vida e na obra de Mário de Andrade. Já participou de diversos Festivais e coordenou dezenas de Oficinas como essa das fotos enviadas que aconteceu no SESC em São José do Rio Preto.
O Coletivo 308 fica na Rua Paschoalina Migliorini, 121, na Ponte Grande – Guarulhos/SP.
Imagens: @cine_zero